Notícia

Mi Band: a pulseira inteligente da Xiaomi vale a pena?

Fabricante chinesa passa a vender a Mi Band no Brasil que dentre suas funções promete contabilizar passos e calorias, além de monitorar a qualidade do sono. Confira nossas impressões sobre o produto e veja se ele realmente funciona.

07 janeiro 2016

Xioami chegou ao Brasil e está aumentando ainda mais seu portfolio de produtos no país. A última novidade é o lançamento da smartband Mi Band, uma pulseira inteligente que consegue monitorar o seu sono e seu nível diário de atividade. A novidade completa a linha de produtos da empresa se juntando aos já lançados smartphones Redmi 2, Redmi 2 Pro e o carregador portátil Mi Power Bank.

Para quem gosta de caminhar ou ou perder calorias em uma corrida a Mi band é uma boa alternativa. Suas principais funções são eficazes e o dispositivo custa menosque outros produtos similares disponíveis no mercado. 

 Pulseira desperta usuário no momento certo 

 

A smartband possui duas funções principais: o registro de sono e monitoramento de exercício. Na primeira o diferencial é que ele capta sozinho quando o usuário está dormindo e começa a medir, identificando como momentos de sono leve, sono pesado e acordado. 

 Ao acordar e acessar o aplicativo ele mostra em gráfico qual foi a quantidade de horas dormidas e a qualidade do seu sono. O registro das noites anteriores ficam arquivadas, porém, não de forma detalhada. 

A Mi Band também tem a função de alarme por vibração, onde, baseado no registro e qualidade do sono identifica o melhor horário para acordar o usuário. Durante nossa análise por 45 dias, verificamos que a pulseira realmente identificou de forma eficaz os momentos do usuário dormindo, acordado, ou até mesmo quando acordou no meio da noite. 

Por outro lado, em nenhuma das vezes que o usuário dormiu na parte da tarde foi registrada pelo Mi Band. Essa inclusão seria interessante para quem possui esse hábito. 

Contador identifica passos de corridas e caminhadas 


Sua segunda função, o monitoramento de exercício, na verdade atua como um contador de passos e em nossos testes ele foi preciso na maioria das vezes. Houve alguns poucos erros de medição em momentos que o usuário balançou o braço, por exemplo, e o movimento também foi registrado como passos. 

No relatório da atividade é mostrada a distância percorrida em quilômetros, a quantidade de calorias perdidas e o número de passos dados, sejam em caminhada ou em forma de corrida. 

No quesito proteção, ela também foi eficaz. Durante os 45 dias de teste o aparelho se mostrou resistente, mesmo durante o banho ou simplesmente lavando as mãos. A Mi Band também possui outras funções como o desbloqueio de smartphone com o Smartlock no Android, e opções de personalização escolhendo diferentes cores nos indicadores luminosos do dispositivo. 

Como usar a Mi Band 

Para utilizar o aparelho é preciso baixar o aplicativo do Mi Band na loja de aplicativos do seu smartphone e iniciar a instalação. Apesar de não haver essa orientação no manual, ressaltamos que o aparelho pode vir completamente descarregado, e neste caso será necessário realizar uma primeira recarga para utilizá-lo. 

Durante a instalação, verificamos que para parear a Mi Band é necessário encostar na parte frontal do seu aparelho. Porém, é necessário insistir com vários toques até que ele entenda e registre o smartphone que está se comunicando

Verifique a compatibilidade do seu smartphone 

Antes de adquirir o produto é importante verificar as configurações e versão do sistema operacional do seu smartphone. A Mi Band é compatível somente com aparelhos que possuam Bluetooth 4.0, versão Android 4.4 ou superior, ou iOS 7.0 ou superior. Essa informação aparece de forma bem pequena no site da empresa, que é o único local oficial para venda do produto. 

A embalagem contém: o aparelho Mi Band; uma pulseira; um carregador USB; um guia de usuário e o termo de garantia. A garantia de apenas 6 meses é relativamente abaixo do ideal para um produto de tecnologia. Já o guia do usuário apesar de simples, contém bastante imagens e informações de fácil compreensão. A Mi band é vendida por R$95,00 e está disponível no site da fabricante Xiaomi.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.