Notícia

Chocotones têm alto teor de calorias e gorduras em sua composição

Resultados da análise com as principais marcas mostram que o produto é calórico, tem gorduras em excesso e não traz o cacau como principal ingrediente do recheio de chocolate. Consumo deve ser moderado.

19 dezembro 2016
chocotone-calorias

A PROTESTE avaliou as principais marcas de panetones e chocotones do mercado, considerando o custo, informações nutricionais e o quão meramente ilustrativas podem ser as imagens da embalagem. Na prática, além do produto real ser bastante diferente do que é mostrado na embalagem, identificamos que os produtos são muito gordurosos e calóricos. Sendo que os chocotones possuem teores ainda mais altos.

Os panetones de frutas avaliados têm, em média, a mesma quantidade de calorias (272 kcal/fatia) e de gordura totais (10g/fatia). Isso significa que ao comer uma fatia de 80g de um panetone de frutas você ingere aproximadamente 14% das calorias e 19% das gorduras diárias recomendadas para um adulto (baseado em dieta 2.000 Kcal). 

Os chocotones por sua vez, são ainda mais calóricos e apresentam maiores teores de gorduras, principalmente as saturadas. Cada fatia possui, em média, 300 kcal e 14g de gorduras totais, resultando em 15% da quantidade de calorias e 24% das gorduras que um adulto deve ingerir por dia, segundo a OMS. Além disso, você também deve ficar atento ao conteúdo de gordura saturada e trans nesses produtos.
 
Brasil Cacau e Cacau Show: gorduras em excesso

Nas marcas Brasil Cacau e Cacau Show, foram encontrados quantidades de gorduras saturadas correspondentes a 54% e 45% do consumo diário recomendado. Na marca D’ELLICE encontramos também quantidades significativas de gorduras trans (2,6g/porção). Vale lembrar que, o consumo excessivo de gordura saturada está relacionado a aumento do risco de doenças do coração.
 brasil-cacau-e-cacau-show
Apesar de não haver requerimento para a ingestão diária de gorduras trans, a ANVISA recomenda que seu consumo não ultrapasse mais de 2 gramas por dia. O consumo excessivo de alimentos ricos em nesse tipo de gordura pode causar o aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim (LDL), além de reduzir os níveis de colesterol bom (HDL).

Cacau não é principal ingrediente do recheio de chocolate

Quanto à lista de ingredientes, somente três dos seis produtos avaliados descrevem na lista dos ingredientes o que compõe as “gotas de chocolate” desses panetones. E, curiosamente, além de extensa ela não traz o cacau entre os primeiros ingredientes. Ele aparece depois do açúcar e da gordura vegetal. Será que esse recheio deveria realmente ser chamado de chocolate? 

A ANVISA permite que produtos sejam definidos como chocolate quando contém apenas 25% de partes sólidas do cacau no produto final, ou seja, mesmo contendo somente ¼ de cacau, pode se denominar chocolate. Nos países da Europa esse limite mínimo é de 35%. 

Bolo de frutas: substitua o panetone por opção mais saudável e economize
 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.