Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

10 dicas para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo
Com paciência, e seguindo nosso passo a passo para o “treinamento” com o seu amiguinho, você vai conseguir logo se livrar do transtorno por toda a casa.
12 janeiro 2018 |
cao-xixi

Você chega em casa depois de um dia exaustivo e, quando abre a porta, já sente aquele cheirinho desagradável. De repente, pisa numa poça de xixi ou ainda, ou ainda pior, anda pelo tapete e descobre que seu pet deixou um presentinho ali. Nesta hora, dá vontade de correr atrás do bichinho, gritar, bater, esfregar o focinho dele no xixi e no cocô, não é? Nada disso! Há como ajudar o seu cão a fazer as necessidades no lugar certo.

Veja o que levar em conta na hora de escolher a ração para o seu cão.

Se você reagir com violência, pode levá-lo a entender que fazer xixi ou cocô é errado e desenvolver problemas mais sérios, como fazer escondido ou até passar a comer as fezes (problema conhecido como coprofagia). Tenha em mente, portanto, que ensinar o cãozinho a fazer xixi e cocô no lugar certo é possível, mas isso vai exigir de você paciência e boa vontade. Anote, a seguir, 10 dicas valiosas para fazer o “treinamento” com sucesso:

cao-xixi1

Entre em nosso comparador de rações e descubra qual a marca que oferece o melhor custo-benefício. 

1) Defina um lugar para as necessidades. Coloque um tapetinho higiênico ou jornal. 
2) Deixe as vasilhas de comida e água bem distantes deste local (cães não gostam de fazer xixi e cocô perto da comida). Certifique-se de que este local esteja sempre disponível, sempre limpo, sempre seco e que seja calmo.
3) Quando filhote, o indicado é colocar vários jornais ou tapetes no lugar escolhido, e, com o passar do tempo, ir reduzindo. 
4) Quando o cachorro se alimenta, principalmente quando é filhote, depois de uns 40 minutos o intestino dele vai funcionar. Então, o dono deve observar. Quando ele começar a farejar, é só pegar o bichinho e levar onde é para fazer as necessidades. A mesma coisa deve acontecer com os cães mais velhos. 
Festa
5) Toda vez que ele acertar, faça festa e dê muito carinho. Pode dar um petisco também. Quando ele errar, ignore. A bronca é um tipo de reforço que pode se virar contra você ainda mais se for criada a assimilação “Não posso fazer perto dele, mas posso fazer escondido”. Limite-se a limpar e remover todo o odor, uma vez que o cachorro volta a fazer as necessidades onde encontra o cheiro delas. 
6) Limpe o “erro” longe do pet, sem que ele veja. Outra dica, no caso das fezes, é recolher e colocá-las no local escolhido para o cantinho das necessidades por alguns minutos. O cachorro vai reconhecer, pelo cheiro, que é o lugar certo. 
7) Não deixe a comida disponível o dia todo. Sem hora para comer, ele fica sem hora para ir ao banheiro.
8) Cães com menos de seis meses ainda não possuem total controle de suas necessidades. Não fique chateado quando acontecerem acidentes, isso é normal. O mais importante é reforçar os acertos com festa e pedacinhos de petiscos.
9) Dois passeios por dia ajudam a aliviar a necessidade de marcar território. 
10) Alguns produtos vendidos em clínicas veterinárias e pet shops também podem atrair os bichinhos pelo cheiro e ajudam. Porém, sem a dedicação do dono não há sucesso. 

  Conheça os resultados do nosso teste de rações aqui.

A PROTESTE divulga, regularmente, testes e estudos sobre os seus pets. Associe-se!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

babá eletrônica
arsenio-no-arroz
ração-cachorro

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.