Notícia

Locadoras de carro: analisamos seis empresas. Conheça os resultados

Avaliamos seis empresas com atuação no Brasil para detectar falhas no serviço e alertar os consumidores sobre os critérios de segurança recomendados ao alugar um carro

31 janeiro 2018
teste-carros-um

Atividade recente no país, as locadoras de automóveis surgiram em meados da década de 50, após o incentivo da indústria automobilística alcançado pela criação do Plano de Metas.

De lá para cá, o setor se fortaleceu no mercado, foram empregados padrões internacionais de negócio e com a abertura do leasing financeiro e o surgimento do carro a álcool, as empresas conseguiram ampliar suas frotas e se consolidar no país. 

Com o rápido desenvolvimento do serviço de locação de veículos, a modalidade de locação diária, também conhecida como rent a car, voltada para pessoas físicas, deixou de ser utilizada apenas para o turismo de lazer. 

Hoje, a demanda por esse tipo de serviço ocorre para facilitar tarefas do dia a dia. Serve, por exemplo, como alternativa para o consumidor que tem seu veículo próprio impossibilitado de circular nas vias ou mesmo para moradores de cidades como São Paulo, onde ocorre rodízio de veículos.

Dá para confiar nos apps de GPS? Confira a resposta.

Porém, mesmo com números tão expressivos no mercado, até hoje não foi proposta nenhuma medida especial de segurança para o setor de locação de automóveis.

Como não concordamos com essa situação, desejamos que as locadoras de automóveis sejam obrigadas a só oferecerem veículos com os itens de seguranças de série incluídos: freio ABS e airbag duplo frontal.

teste-carros-dois

Por isso, analisamos seis locadoras de automóveis com forte presença no país, sendo elas, Alamo, Avis, Budget, Hertz, Localiza Hertz, Movida e Unidas.

Os principais pontos analisados foram: termos e condições para locação, disponibilidade de automóveis, tarifas cobradas, a presença de itens de segurança nos carros de cada frota, a possibilidade de inclusão de itens e proteções adicionais, além das formas de pagamento oferecidas.

Confira os resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe 2018

A seguir, você confere os resultados da nossa avaliação, de acordo com cada critério:

TERMOS E CONDIÇÕES PARA LOCAÇÃO

Por se tratar de um serviço contratado pela internet, é fundamental que as condições de locação exigidas pela locadora sejam facilmente acessadas pelo consumidor, via site. Além disso, os termos devem ser claros, de modo a não provocar dúvidas ou incertezas no usuário, uma vez que, ao finalizar a reserva, este deve concordar com as cláusulas impostas pela locadora.

Todas as locadoras de automóveis avaliadas se saíram bem quanto à facilidade de identificação e entendimento dos termos e condições de locação, com exceção da locadora Alamo, onde encontramos a política de motoristas adicionais disponível apenas na língua inglesa.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

A locadora, a fim de garantir que o locatário se encontre apto a conduzir o veículo locado, deve exigir a posse e apresentação da Carteira Nacional de Habilitação em dia e com validade durante todo o período de reserva do veículo. E, caso seja solicitada a inclusão de motorista (s) adicional (is) ao contrato, estes também devem cumprir com a exigência, apresentando a mesma documentação requerida ao condutor principal.

teste-carros-tres

Na locadora Alamo embora seja possível selecionar, no ato da reserva, a opção de idade do locatário a partir de 18 anos, é exigida idade mínima de 21 anos para alugar um veículo. Sendo assim, ela foi mal avaliada nesse parâmetro pela informação duvidosa disponibilizada em seu site.

Ainda na Alamo, além da idade mínima para locação ser de 21 anos para todos os grupos de veículos disponíveis, ainda é obrigatória a apresentação de uma carteira de habilitação válida do país de origem, além da apresentação de um cartão de crédito válido que esteja em nome do locatário, com limite disponível para pré-autorização da reserva (ocorrendo assim o bloqueio de um determinado valor no cartão de crédito do cliente, a título de caução, a ser subtraído do limite do cartão na retirada do veículo, sem gerar cobrança, e automaticamente restituído na devolução do veículo e pagamento do aluguel), que pode variar de acordo com a proteção escolhida ou com o tipo de automóvel locado.

O mesmo ocorre nas locadoras Avis, Budget e Localiza Hertz, onde é preciso que a carteira de habilitação tenha sido expedida há mais de dois anos.

A locadora Movida oferece programa de locação para jovens entre 19 e 20 anos, desde que já possuam a Carteira Nacional de Habilitação original e válida, emitida há um ano, mediante o pagamento de uma taxa adicional denominada Locação Jovem.

E, por fim, as locadoras Avis, Budget e Unidas ainda permitem a indicação de um condutor para o veículo locado, caso o cliente não preencha o perfil exigido.

Para isso, o cliente deve estar acompanhado de um motorista habilitado na categoria B ou superior durante todo o processo de retirada e devolução do veículo, sendo o responsável por todos os atos praticados pela pessoa por ele indicada.

No caso da Unidas, para locação em que o cliente apresenta carteira de habilitação emitida há menos de dois anos, a única modalidade de proteção disponível para contratação é a Proteção Júnior.

VARIEDADE DA FROTA

Desde 2009, vigoram no Brasil as resoluções 311 e 312 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, que estabelecem a obrigatoriedade de que todos os veículos novos, nacionais e importados, saídos de fábrica a partir de 2014, possuam o sistema de antitravamento de rodas, freios ABS, e o equipamento suplementar de segurança passiva, airbag, instalados na posição frontal para o condutor e o passageiro.

teste-carros-quatro

Essa medida não é aplicada ao setor de locação de automóveis, mesmo assim consideramos que o mais adequado seria que as locadoras só oferecessem veículos que possuíssem os itens de segurança reforçados de série, a fim de garantir a segurança do condutor e passageiro em condições adversas de direção.

Todas as locadoras avaliadas informam a seus clientes as características presentes em cada uma das categorias de automóveis oferecida, que vão desde modelos econômicos até minivans.

Alamo, Movida e Unidas, são as únicas locadoras a oferecerem apenas automóveis que possuam itens de segurança reforçados de série, freios automáticos (ABS) e airbag duplo frontal, em todas as categorias da frota, desde as consideradas básicas até as super luxo.

Nas locadoras Avis e Budget, das dez e onze categorias de automóveis oferecidas, respectivamente, em duas não é possível encontrar automóveis com os itens de segurança de série presentes, sendo uma da categoria considerada básica, Grupo B – Volkswagen, Gol ou similar, e uma da categoria Van, Grupo O – Fiat, Doblò ou similar.

Vale destacar a modernização da frota da Avis: em 2015, quando realizamos esse teste pela primeira vez, dentre as quatorze categorias oferecidas por essa locadora, apenas duas continham os itens de segurança considerados essenciais.

E, na locadora Localiza Hertz, são três as categorias sem os itens obrigatórios de série: Grupo A – Econômico, que corresponde ao Fiat, Novo Uno 1.0 ou similar, Grupo P – Picape 4x4 Especial, que representa o Ford Ranger 2.2 ou similar e Grupo J – Van, que considera Van ou similares.

Nessa locadora, só os carros pertencentes às categorias denominadas Intermediária e Luxo, possuíam os itens de segurança reforçados de serie, em 2015.

Cabe ressaltar que os modelos oferecidos em cada categoria nem sempre estarão disponíveis em todas as lojas da rede ou mesmo nas cidades em que disponibilizam o serviço.

POLÍTICA DE TARIFAS

Cada período de 24 horas consecutivas, contadas a partir da retirada do veículo de uma locadora, é considerado uma diária de locação. E, caso a devolução do veículo ultrapasse a quantidade acordada de diárias, cada hora adicional é cobrada de acordo com a política de tarifas oferecida pela locadora e acordada previamente com o cliente.

teste-carros-cinco

O preço da diária pode variar conforme a categoria de carro escolhida e a localidade de uso. Vale ressaltar, que algumas locadoras oferecem descontos progressivos de acordo com o período e data de locação ou com a modalidade de pagamento escolhida, pré ou pós-pago, no caso das que possuem essa funcionalidade, como é o caso da Avis, Budget e Localiza Hertz.

A principal tarifa praticada no mercado de aluguel de veículos é a tarifa com quilometragem livre, onde o cliente deverá pagar apenas o valor correspondente ao total de diárias utilizadas, independente da quantidade de quilômetros percorridos. Nesses casos, o veículo é locado com o tanque de combustível cheio, e deve ser devolvido com a mesma quantidade de combustível entregue.

Com exceção das locadoras Localiza Hertz, que ainda trabalha com o sistema de quilometragem controlada, e da Unidas, que estipula um limite de 4.500 quilômetros rodados para locações entre 21 e 30 diárias, todas as demais oferecem a seus clientes apenas a opção de tarifa com quilometragem livre.

Para a devolução do veículo, a locadora Alamo disponibiliza aos seus clientes a opção de escolher entre três cenários para abastecimento do tanque de combustível utilizado:

1. Combustível pré-pago, onde o locatário paga pelo tanque cheio de combustível no momento da locação e pode devolvê-lo vazio, não havendo reembolso por quantidade de combustível não utilizado e respeitando o preço do combustível local;

2. A locadora abastece, nessa opção o locatário paga ao final da locação pelo combustível utilizado, mas não reposto, porém o preço por litro é superior aos preços locais de combustível, sendo ainda cobrada uma sobretaxa de 20%;

3. O cliente abastece, antes de devolver o veiculo, o cliente deve abastecê-lo no posto de sua preferência, a fim de encargos adicionais pelo combustível;

A Movida também oferece o produto “Tanque Cheio” que permite ao cliente devolver o veículo com o tanque vazio, porém deve ser contratado previamente na reserva ou, antes da retirada do veículo.

Nas demais, Avis, Budget, Localiza Hertz e Unidas, o carro deve ser devolvido obrigatoriamente com o tanque de combustível cheio e, caso não ocorra, deve arcar com os custos de abastecimento conforme tabela fornecida pela locadora, que pode sofrer variação em relação ao posto de abastecimento local em até 30%.

Quanto à cobrança de diárias adicionais, destaque para as locadoras Avis, Budget e Movida, que oferecem a maior quantidade de horas de tolerância para a devolução do veículo, depois de expirado o período de diárias contratados, sem gerar cobrança: três horas.

Além disso, a hora extra, que corresponde a 1/5 do valor da diária contratada, no caso da Movida, só começa a ser contabilizada a partir da quarta hora ultrapassada do horário de reserva. E ao completar oito horas extras, o sistema automaticamente cobrará uma nova diária.

Na Avis e Budget, caso seja excedido o prazo estipulado de tolerância, as horas cortesias deixarão de existir passando a ser cobrada uma diária integral ao cliente.

Na Localiza Hertz e Unidas o horário de tolerância é de uma hora e, ultrapassado este período, o cliente perde a tolerância e passa a ser cobrado pela hora extra, que corresponde a 1/5 do valor da diária para cada hora extra, no caso da Localiza, e 1/6 sobre a tarifa da diária contratada, para a Unidas, até completar cinco e seis horas extras, respectivamente, quando então é cobrado o valor integral de uma diária.

Alertamos que todas as cobranças adicionais devem estar especificadas no contrato de locação do automóvel.

ITENS ADICIONAIS DE SEGURANÇA

De acordo com a Resolução 277 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, desde 2008 é obrigatório o uso de dispositivos especiais de retenção infantil no transporte de crianças de zero a 10 anos, em veículos automotores particulares, a fim de garantir a redução do risco de acidentes em casos de colisão ou desaceleração repentina do veículo, uma vez que limita o deslocamento do corpo da criança no veículo.

 teste-carros-sete

Das seis locadoras avaliadas, três não garantem a reserva do dispositivo de retenção infantil diretamente pelo site, sendo necessário entrar em contato com a central de atendimento para verificar a disponibilidade do item na loja, são elas: Localiza Hertz, Movida e Unidas.

Testamos 25 cadeirinhas para te contar qual a mais segura. Clique aqui para descobrir.

Além disso, as locadoras Avis e Budget não oferecem a possibilidade de aluguel de todos os tipos de dispositivos especiais de retenção a seus clientes, independente da localidade em que estejam. Em nossa simulação de locação de veículo com retirada e devolução nos principais aeroportos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina, por exemplo, só identificamos a possibilidade de locação do dispositivo conhecido como bebê-conforto na simulação feita no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, localizado em Navegantes, por meio da locadora Avis.

A possibilidade de locação do assento de elevação também não é fornecida aos clientes da locadora Budget que desejem retirar o veículo nos aeroportos Antônio Carlos Jobim/RJ, Santos Dumont/RJ, Tancredo Neves/BH, Deputado Luís Eduardo Magalhães/BA e Hercílio Luz/SC.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.