Notícia

Não quer mais receber ligações de telemarketing? Veja o que fazer

Empresas ligam com frequência oferecendo produtos ou serviços para você? Saiba que, em alguns estados, é possível bloquear essas chamadas.  

20 dezembro 2018
call center reclamações consumidores03

Nem sempre é fácil manter a simpatia durante ligações de telemarketing que oferecem produtos ou serviços. Quando o consumidor passa a receber chamadas frequentes e insistentes, mesmo após ter dito que não tem interesse naquela oferta, não é raro perder a calma. 

Cansado de receber ligações de cobrança? Veja o que fazer

Se, de um lado, os operadores de telemarketing estão desempenhando seu trabalho honestamente, você tem o direito de não ser importunado com esse tipo de ligação. 

Perdi a nota fiscal. Como devo proceder?

Muita gente não sabe, contudo, que é possível bloquear chamadas de telemarketing. Nos Procons de alguns estados ou cidades, você pode cadastrar seu número para que deixe de receber ligações dessa natureza. Você deve acessar o site do órgão estadual ou municipal e incluir um ou mais números.

Você não é obrigado a informar o CPF nas lojas

Quando esse cadastramento completar 30 dias, as empresas ficarão proibidas de ligar para os números que você informou. 

call-center-reclamacoes-consumidores04

E se as ligações de telemarketing continuarem?
Para saber se podem ou não entrar em contato com determinados consumidores, as empresas de telemarketing e os fornecedores de produtos ou serviços precisam se cadastrar no Procon para acessar a lista de telefones bloqueados para chamadas de telemarketing. 

Agora, se mesmo assim, você receber uma ligação de telemarketing, anote o nome da empresa e o horário da ligação e faça uma denúncia ao Procon. Em alguns estados, as empresas que insistem com essa conduta inconveniente são multadas.

Vale lembrar que o sistema de bloqueio não cobre todos os tipos de ligações. Entidades assistenciais que costumam ligar para pedir doações e empresas de cobrança não são afetadas. 

Chamadas feitas para pesquisas de opinião e satisfação, na etapa de pós-venda e voltadas para o relacionamento entre empresas e clientes, não podem ser bloqueadas

call-center-reclamacoes-consumidores

Para quem devo reclamar?
Se você for importunado constantemente por ligações de telemarketing, faça uma reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), seja pelo telefone 1331 ou por meio do site do órgão

Caso continue tendo problemas com ligações de telemarketing, entre em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor por meio do telefone 4003-3907.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.