Nosso teste revela quais são os melhores ferros de passar
Levamos ao laboratório seis modelos para mostrar a você as melhores opções. Com nossa escolha certa, você pode economizar até R$ 216.
Para ter uma roupa lisinha, pronta para o trabalho ou uma ocasião especial, nada melhor do que contar com um ferro de passar de boa qualidade. Pensando nisso, avaliamos alguns modelos para indicar a você as melhores opções. A maioria ainda deixa a desejar quanto à produção de vapor.
Eletrodomésticos: saiba escolher e economize até 60% na conta de luz
A liberação de vapor está diretamente relacionada ao desempenho do ferro. Contudo, existem outros pontos que você precisa considerar nessa análise, como a temperatura da chapa e, até mesmo, a força que coloca sobre o ferro.
Cuidados ao usar a panela de pressão
Todos os produtos testados deixaram a roupa desamarrotada e sem pregas.
Modelo da Electrolux tem bom desempenho
O destaque no desempenho ficou por conta do Electrolux SIN10, que deixou a toalha de linho bem passada e macia em 14 minutos.
Os demais aparelhos alcançaram resultado quase tão bom quanto o dele, no entanto, precisaram de um pouco mais de tempo: de 19 a 22 minutos.
Chuveiro elétrico: modo verão ou inverno faz diferença?
As exceções foram os modelos Philco e Britânia, que, considerados aceitáveis, precisaram de 25 minutos para deixar a toalha pronta para ser usada ou guardada no armário.
Na hora da compra, é aconselhável que você fique de olho no peso dos ferros de passar – se forem leves demais, não exercem pressão sobre o tecido. Já os muito pesados tendem a tornar a tarefa de passar roupa mais cansativa.
Diferença de preços entre lojas de material de construção é assustadora
Conforto para as mãos é fundamental
Também é importante observar com atenção outras características do produto. Entre os avaliados, por exemplo, vimos que o Black+Decker X6000 é o único confortável tanto para quem tem mãos robustas, quanto para pessoas com mãos pequenas. No entanto, não possui marca indicadora do nível de água no reservatório – item que facilita a vida do usuário.
Vimos ainda que não há mistérios para você utilizar esses aparelhos. Mas, se surgirem dúvidas, basta recorrer aos manuais de instrução.
A maioria traz, de forma clara e legível, dados sobre limpeza, segurança, entre outros. Só o que acompanha o Black+Decker X6000 foi mal avaliado. Isso porque as informações sobre o produto estão impressas na embalagem.
Isso significa que será necessário guardar a caixa para futuras consultas. Foi também esse modelo, o Black+Decker X6000, o único que decepcionou no critério vazamento de água. Por isso, atenção: não recomendamos a compra desse aparelho.
Os ferros a vapor oferecem riscos?
Em relação à segurança, não há com o que se preocupar: os ferros testados não oferecem riscos. A temperatura dos pegadores, por exemplo, varia de 38°C a 46°C. Ou seja, nenhum atinge temperatura alta o suficiente capaz de machucar você.
De qualquer forma, prevenir é sempre melhor que remediar! Por isso, o melhor é evitar passar roupa próximo a crianças ou a animais domésticos.
Além disso, jamais faça movimentos bruscos com o ferro durante o uso. Isso pode levar à expulsão da água quente ou do vapor, e, assim, provocar acidentes. Além disso, sempre desligue o aparelho da tomada antes de colocar água no reservatório.
Para saber quais foram os produtos indicados como melhor do teste e escolha certa, acesse nosso comparador de ferros de passar.
Nessa ferramenta, você pode conferir as avaliações dos nossos especialistas para cada critério do teste, os preços e as lojas on-line onde pode comprá-los. Se comparar nossa escolha certa com o produto mais caro do teste, verá que pode economizar R$ 216.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 4003-3907.