Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Teste mostra que apps de corrida ajudam iniciantes
Versões para Android e iOS são fáceis de usar. Mas fique atento: nem todas garantem a privacidade dos seus dados. Saiba quais apps saíram na frente em nosso teste.
04 julho 2016 |

Além de ajudar a entrar em forma sem gastar muito, a corrida cuida da saúde física e mantém o equilíbrio mental, entre tantos benefícios. Um dos exercícios físicos mais completos, a corrida permite que você veja os resultados com facilidade. Porém, sem registro, não é possível acompanhar a sua evolução. Para ajudá-lo nessa tarefa, os aplicativos de corrida são uma ótima solução. Testamos seis apps gratuitos com versões para Android e iOS.

Os participantes do nosso teste, todos corredores amadores e usuários, confirmam que a boa forma é apenas a parte visível das vantagens de se manter uma rotina de treino. Eles avaliaram os aplicativos e concluíram que eles podem ajudar muito quem quer começar a correr ou pratica o esporte de forma ocasional. 

 



Apps registram o batimento cardíaco 

Os apps possibilitam que você registre o tempo da corrida, o número de passos, as calorias gastas, o percurso e, por vezes, até o seu batimento cardíaco (essa medição exige um equipamento que fica emparelhado com os smartphones via Bluetooth). É bom saber ainda que, se você passar meses ou anos registrando seus dados em um app – e resolver mudar para outro produto, por ter mais funções ou, simplesmente, porque seus amigos usam –, as empresas não vão facilitar essa migração. 
 
Contudo, você pode utilizar algum site para realizar essa conversão, como o site tapiriik.com. Ao abrir o site - que é todo em inglês, porém fácil de utilizar - basta vincular com as contas que você quer transferir, e pronto. 

Tenha cuidado com a privacidade dos seus dados

Cabe ressaltar, no entanto, que embora essas versões não tenham custos, constatamos que algumas empresas não garantem a privacidade dos seus dados. Apesar de os apps testados serem gratuitos, os fabricantes têm estratégias para lucrar com eles. Uma delas é o compartilhamento de dados pessoais, inclusive com empresas associadas. 

  • Os maiores riscos estão no Endomondo, Runkeeper, Adidas para Android e Sports Tracker para iOS, que enviam o número de série ou a identificação do smartphone para empresas terceiras;
  • O Endomondo para Android e o Runkeeper compartilham a localização do usuário com empresas de publicidade. Já o Runkeeper para Android revela o e-mail a empresas associadas e ainda pedepermissão para ter acesso ao registro de chamadas.

Na hora de baixar o aplicativo em seu smartphone, preste atenção nos pedidos de algumas permissões. Para saber quais são as que você pode aceitar ou não, use um truque simples: verifique se a permissão está alinhada com as funcionalidades do seu celular. Por exemplo, não faz o menor sentido um app de corrida pedir o acesso ao registro de chamadas. Por outro lado, se você não estiver utilizando um aplicativo que necessite ter acesso à sua localização, desligue esse recurso. Além de proteger a sua privacidade, a medida poupa bateria.


Todos se saíram bem no desempenho

Em desempenho, todos se saíram bem na análise do rigor das distâncias medidas, do consumo da bateria e da oferta deTracker e Adidas mostraram resultados muito bons para Android, e Runkeeper, Nike+, Sports Tracker e Adidas, para iOS. 

Avaliamos ainda os sites dos apps usados para registrar o histórico do corredor ou planejar percursos. Os portais mais versáteis são os do Endomondo, Runtastic, Sports Tracker e Runkeeper. E vimos também que todos os apps gravam o percurso, registram a distância, o tempo e as calorias, mas alguns só fazem isso para o último treino ou para a última semana, enquanto outros mantêm um histórico anual. Porém, todos eles dão indicações vocais, como os quilômetros percorridos e os que faltam completar.

Sistemas influenciam na utilização 

Em nosso teste, utilizamos smartphones de referência. Para iOS, escolhemos o iPhone 6S e, para Android, o LG Google Nexus, ambos com o sistema operacional na versão mais recente. Como a plataforma em que as apps são instalados influencia na utilização, consideramos as versões como produtos distintos em nosso teste. 

Os apps Runkeeper, Runtastic e Nike+ para iOS são os que têm mais funcionalidades para corrida, planejamento do treino e integração de música. Já em facilidade de uso, se saíram melhor: Endomondo, Sports Tracker, Nike+ e Adidas para iOS. Eles se destacaram nas ligações durante a corrida e em outros aspectos práticos, como o tempo para abrir o app, o tamanho dos ícones e a estrutura dos menus. 

Na avaliação de dois usuários que utilizaram os aplicativos em nossos testes, o Endomondo se mostrou mais básico, porém, é funcional e fácil de utilizar.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Leia também

alimentação
azeite-proibido
Zoom de cartão de crédito
Bandeja de carne

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.