Universo PROTESTE:
Notícia

Modelo de petição contra a multa da Sabesp

9 fevereiro 2015
Modelo de petição contra a multa da Sabesp

PROTESTE oferece aos consumidores modelos de petição para entrar no Juizado Especial Cível contra a Sabesp para pagar a conta de água sem a multa (tarifa de contingência). Confira:  

Informática sem segredos

Aprenda de uma forma simples e didática

O assunto informática é quase um tabu. Muitos entendem do assunto mas poucos possuem a capacidade de explicar de uma forma simples e objetiva o que você mais precisa saber.

O Guia PC Prático vai lhe ajudar exatamente nisso. Esqueça as situações em que você ficou "boiando" ou sem saber o que ou como fazer para configurar uma rede sem fio. Descubra definitivamente qual o melhor sistema operacional para você.

Saiba como configurar uma impressora. Tudo isso e muito mais! Não perca tempo e se inicie de uma vez por todas no mundo da Informática.

Guia PC Prático

Peça já este guia gratuitamente

Basta ligar para o número 0800 72 50 304 (chamada grátis)

Horário de atendimento: dias úteis, das 9 às 21 horas

A PROTESTE está disponibilizando modelos de petição para os consumidores de São Paulo entrarem no Juizado Especial Cível contra a Sabesp para pagar a conta de água sem a multa, por não terem sido respeitados os requisitos legais para aplicação da sobretaxa. E se pede que essa cobrança não seja feita.

Os consumidores que já pagaram a multa, na fatura com vencimento a partir de fevereiro, poderão pedir a restituição em dobro do valor cobrado. Há amparo legal, conforme artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor.

Os consumidores cujo consumo mensal ultrapasse a média mensal apurada, no período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, fica sujeito à tarifa de contingência, correspondente a: 

  • 40% (quarenta por cento) de acréscimo sobre o valor da tarifa, aplicável à parte do consumo de água encanada que exceder até 20% (vinte por cento) da média;
  • 100% (cem por cento) de acréscimo sobre o valor da tarifa, aplicável à parte do consumo de água encanada que exceder a mais de 20% (vinte por cento) da média.

As petições podem ser usadas em ações que envolvem até 20 salários mínimos. Acima desse valor, o consumidor deve recorrer a um advogado, mesmo no Juizado Especial Cível.

Petição modelo Ipara o consumidor que já pagou a sobretaxa e requer: 

a) que a Sabesp se abstenha de cobrar a multa (tarifa de contingência) nas futuras contas de água; 

b) a condenação da concessionária na devolução do valor indevidamente cobrado e em dobro, conforme dispõe o art. 42, parágrafo único do CDC.  


Petição modelo II
para o consumidor acima de 60 anos de idade que já pagou a sobretaxa e requer:

a) Preliminarmente, a prioridade na tramitação da ação, de acordo com o Estatuto do Idoso (art. 71), que estabelece a prioridade de tramitação em processos que figurem como parte pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;

b) que a Sabesp se abstenha de cobrar a multa nas futuras contas de água; 

c) a condenação da concessionária na devolução do valor indevidamente cobrado e em dobro, conforme dispõe o art. 42, parágrafo único do CDC.  


Petição modelo III
para o consumidor que ainda não recebeu a cobrança da multa e requer:

  • que a Sabesp se abstenha de lançar nas faturas a sobretaxa de que trata a Deliberação da ARSESP 545, sob pena de multa diária.


Entenda mais sobre o caso aqui.


Campanha PROTESTE na crise da água

Confira também um guia com todos os seus direitos e dicas para reduzir sua conta de água. Faça agora o download do seu!

E, ainda, participe do nosso abaixo-assinado para que o racionamento oficial de água seja declarado em São Paulo. Quanto mais assinaturas tivermos, mais forte será nossa voz junto às autoridades para garantir o respeito aos seus direitos de consumidor.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!