A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Tecnologia

Aprovação do marco civil da internet

24 abr 2014
PROTESTE ainda tem ressalvas quanto ao armazenamento dos dados de navegação, que pode prejudicar a privacidade dos usuários.
O Marco Civil da Internet no Brasil foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 23.04.14. A expectativa agora é quanto a regulamentação para garantir conquistas como a privacidade, liberdade de expressão e neutralidade da rede. A Lei 12.965 que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da rede no Brasil passa a vigorar em 60 dias, no final de junho.

A preocupação da PROTESTE Associação de Consumidores é com o artigo 15, que motivou o envio de carta à Presidência da República juntamente com diversas entidades. Ele impõe a obrigatoriedade de guarda de dados de navegação dos usuários pelo prazo de seis meses.

Isso propicia a vigilância indiscriminada, ainda que a lei imponha também a necessidade de ordem judicial para acesso aos dados por terceiros, inclusive, Polícia e Ministério Público.

De acordo com o art. 9º, da Lei, quem vai regulamentar a neutralidade é o Poder Executivo por edição de Decreto, que deverá ouvir a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor da Internet (CGI).

Mas a lei representa um ganho fundamental para os usuários, por reconhecer o caráter público na internet. E por garantir maior transparência na relação entre fornecedores de serviços de acesso a internet e consumidores, pois impõe a necessidade de apresentação de contrato com cláusulas claras a respeito dos principais elementos da relação de consumo.

A lei assegura a natureza aberta da internet, ao garantir a neutralidade; e a privacidade, ao impor a necessidade de ordem judicial para acesso de dados dos consumidores ou autorização expressa do consumidor para a exploração comercial dos dados coletados pelos fornecedores de serviços.

Além disso, o Marco Civil garante a liberdade de expressão, pois determina que conteúdos só podem ser removidos por ordem judicial. A única exceção é a remoção por notificação de cenas de nudez e sexo, quando a pessoa retratada ou seus representantes legais requeiram a retirada do conteúdo.

A rede neutra prevê que as operadoras não podem interferir no tráfego de dados, limitando a acessibilidade a conteúdos específicos mediante pagamento. A neutralidade foi o ponto mais polêmico e até ser regulamentada, vai gerar muita polêmica sobre o assunto.

A aprovação do Marco Civil da Internet foi uma conquista histórica para o Brasil, já que o projeto de lei é fruto do esforço colaborativo de diversos setores, centenas de indivíduos e dezenas de organizações da sociedade civil, que trabalharam em conjunto durante anos na redação do texto.
A aprovação do Marco Civil foi celebrada não apenas pela sociedade civil brasileira, mas por milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, como o próprio criador da web, Tim Berners-Lee.