A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Produtos

Correção de anúncios enganosos de Adegas Termoelétricas

12 jun 2014

Fabricantes alteraram propagandas enganosas e ABNT se comprometeu a elaborar Norma para o produto após solicitação da PROTESTE

Em teste realizado em fevereiro de 2014, a PROTESTE constatou uma série de irregularidades nos manuais e publicidades de adegas termoelétricas, levando o consumidor a adquirir um produto, na prática, inadequado ao clima tropical brasileiro.

Os problemas foram encontrados em anúncios disponibilizados nos sites dos fabricantes. As informações sobre a suscetibilidade das adegas à temperatura ambiente estão presentes apenas nos manuais de instruções, o que pode induzir o consumidor ao erro no momento da compra. As adegas funcionam bem apenas em ambientes com temperatura inferior a 25C.

As empresas Electrolux, Cadence e Whirlpool (Brastemp e Consul) responderam que atualizaram as informações presentes em seus sites, incluindo a informação de que o produto obtém melhor performance em ambientes com temperatura até 25ºC.

No entanto, há ainda outro problema: no Brasil não existe uma norma técnica que estabeleça os critérios mínimos de qualidade e desempenho para as adegas climatizadas. 

Após nosso contato, a Agência Brasileira de Normas Técnicas - ABNT respondeu que o assunto seguiu para sua Gerência de Planejamento do processo de Normalização, que está identificando todas as partes interessadas, bem como fazendo um levantamento para identificação da existência de normas internacionais, regionais e de fabricantes nacionais para o produto, com a finalidade de verificação da viabilidade de elaboração de uma Comissão de Estudos específica para o assunto, que, se for criada, poderá contar com a participação da PROTESTE.