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Produtos

Conar acatou pedido da PROTESTE

21 jul 2016
Conar acatou pedido da PROTESTE porque produtos não conseguiram provar que são sustentáveis.
Em decisão o unânime, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) atendeu solicitação da PROTESTE Associação de Consumidores e avaliou que o fósforo Fiat Lux não tem comprovação ou certificação para manter a expressão "madeira 100% reflorestada" em sua embalagem. A empresa não apresentou o selo de certificadora ambiental como o FSC ou Cerflor — além de não tornar acessível para o consumidor informações que o confirmariam. Terá que haver supressão da expressão "madeira 100% reflorestada", bem como da figura.

Outro produto que na avaliação da PROTESTE faz "maquiagem verde", apontando indevidamente um diferencial ambiental, é o guardanapo de papel Carrefour, que traz na embalagem um símbolo verde com uma folha informando: "100% fibras naturais".

O Conar acatou pedido da PROTESTE para tirar da embalagem tal informação porque fibra natural é comum a este tipo de produto e não cabe ser usado como diferencial para a escolha do consumidor. E as "fibras naturais" se referem às fibras celulósicas, que apesar de naturais, não representam nenhum tipo de benefício ao meio ambiente.