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Produtos
Conar acatou pedido da PROTESTE
21 jul 2016
Em decisão o unânime, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) atendeu solicitação da PROTESTE Associação de Consumidores e avaliou que o fósforo Fiat Lux não tem comprovação ou certificação para manter a expressão "madeira 100% reflorestada" em sua embalagem. A empresa não apresentou o selo de certificadora ambiental como o FSC ou Cerflor — além de não tornar acessível para o consumidor informações que o confirmariam. Terá que haver supressão da expressão "madeira 100% reflorestada", bem como da figura.
Outro produto que na avaliação da PROTESTE faz "maquiagem verde", apontando indevidamente um diferencial ambiental, é o guardanapo de papel Carrefour, que traz na embalagem um símbolo verde com uma folha informando: "100% fibras naturais".
O Conar acatou pedido da PROTESTE para tirar da embalagem tal informação porque fibra natural é comum a este tipo de produto e não cabe ser usado como diferencial para a escolha do consumidor. E as "fibras naturais" se referem às fibras celulósicas, que apesar de naturais, não representam nenhum tipo de benefício ao meio ambiente.
Outro produto que na avaliação da PROTESTE faz "maquiagem verde", apontando indevidamente um diferencial ambiental, é o guardanapo de papel Carrefour, que traz na embalagem um símbolo verde com uma folha informando: "100% fibras naturais".
O Conar acatou pedido da PROTESTE para tirar da embalagem tal informação porque fibra natural é comum a este tipo de produto e não cabe ser usado como diferencial para a escolha do consumidor. E as "fibras naturais" se referem às fibras celulósicas, que apesar de naturais, não representam nenhum tipo de benefício ao meio ambiente.