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PROTESTE avalia saladas prontas e encontra pulgões nas alfaces

01 set 2004
Presença do inseto mostra que não vale a pena comprar a verdura “lavada e higienizada”, pois o consumidor precisa repetir a limpeza e ainda paga muito caro.
A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor avaliou treze saladas embaladas que se dizem “prontas para consumo”, à base de alface ou cenoura, e descobriu que os produtos com verduras precisam ser lavados em casa, pois não estão devidamente higienizados – encontramos pulgões nas folhas. Além disso, o preço de uma salada embalada pode chegar a seis vezes o custo do vegetal in natura. Os resultados deste teste estão na edição de setembro da revista PROTESTE.

O teste avaliou seis saladas embaladas com alface americana, quatro com cenoura e três mistas, ou seja, com mais de um ingrediente, normalmente cenoura com beterraba. Como a salada fresca é altamente perecível, o produto é também muito regionalizado. Além disso, trata-se de uma forma de apresentação relativamente nova no mercado. Por isso, excepcionalmente nesta avaliação, a PROTESTE não atribuiu os títulos de “o melhor do teste” ou “a escolha certa”. A avaliação serve como uma radiografia do que o consumidor poderá encontrar quando for às compras.

A PROTESTE fez vários exames nas saladas: rotulagem, frescor e higiene, entre outros. Os melhores resultados apareceram na ausência de resíduos de pesticidas. Isso sugere que, se usam agrotóxicos, os produtores estão respeitando o prazo de aplicação antes da colheita ou estão descartando as folhas externas no preparo da salada. Por outro lado, no exame de eventuais pragas ou insetos, os técnicos tiveram a desagradável surpresa de encontrar pulgões em todas as saladas à base de alface – alguns vivos! Não houve qualquer problema desse tipo nas saladas de cenoura.

Os pulgões são insetos sugadores que vivem em colônias nos brotos, caules macios e parte de cima das folhas, causando deformações e doenças nas plantas. Eles não causam mal diretamente ao consumidor, mas podem ser vetores de bactérias ou fungos. A sua presença evidencia que a principal vantagem apregoada pelas saladas prontas com alface, a higienização, não existe. O consumidor não ganha nada em comprar esse produto. É mais saudável e bem mais barato comprar a alface e higienizá-la em casa.

Já as saladas à base de cenoura podem ser consumidas sem susto, mas o consumidor deve levar em conta o alto preço. Enquanto cem gramas de uma salada desse tipo custam R$ 0,88, a mesma quantidade do vegetal in natura, na feira, sai por R$ 0,20. A diferença do preço no caso das saladas mistas é ainda maior.

A PROTESTE defende, ainda, a criação de um regulamento específico de identidade e qualidade para esse produto. A sua inexistência, hoje, faz com que se possa encontrar no mercado produtos que se dizem “prontos para o consumo” ao lado de outros que se declaram “lavados e higienizados”, sem uma denominação comum, o que confunde o consumidor.

Produtos avaliados – Saladas de alface americana: Green Choice, Hortifruti, Insalata Prima, Ki-Salada, Mil Green e Rio de Una. Saladas de cenoura: Fazendinha, Hydro Salads, Mister Rabbit e Roc Rocky. Saladas mistas: Ki-Salada (cenoura e beterraba), Master Salads (cenoura e beterraba) e Mil Green (alface, cenoura, agrião e beterraba).