#content#
PROTESTE elimina seis dos sete liquidificadores testados
06 jun 2005A avaliação, porém, não se baseou somente na segurança. Ela também abordou a informação presente no aparelho e nos manuais, a facilidade de uso, o ruído provocado pelos modelos e a sua durabilidade. Um teste prático avaliou ainda o desempenho dos aparelhos: todos tiveram de preparar sucos e vitaminas, e triturar nozes ou gelo, em condições iguais (mesma quantidade de ingredientes e mesmo tempo de funcionamento). Os resultados foram muito díspares. Enquanto o Mallory foi o melhor de todos, só decepcionando na hora de triturar o gelo, Arno e Britânia competiram giro a giro para ver quem conseguia ser o pior. Em todas as receitas, esses aparelhos sempre deixaram pedaços inteiros dos alimentos sólidos.
Contudo, o item mais importante do teste foi a segurança. Esta avaliação teve duas partes. Na primeira, a de segurança operacional, a PROTESTE constatou que só o Arno e o Walita possuíam uma trava de segurança, que impedia o funcionamento do aparelho se o copo estivesse desencaixado. No outro ensaio de segurança operacional, Black & Decker, Faet, Mallory e Walita deixaram a água transbordar e vazar pela tampa quando foram ligados no máximo, com água até a altura limite e o copo tampado.
Na avaliação de segurança elétrica, seis dos sete modelos testados foram eliminados porque o cordão de força desses produtos não tem ancoragem, isto é, não tem um mecanismo que o faça prender e resistir a uma torção mais violenta. Isso quer dizer que, se o consumidor puxar ou empurrar o cordão do liquidificador para dentro do aparelho, pode fazer com que os fios internos se soltem e se cruzem, o que dá um curto-circuito, com risco de incêndio.
Outro problema encontrado nesta série foi que os fios de todos os aparelhos, com exceção de Britânia e Faet, são mais finos do que determina a norma técnica de construção. Quando a bitola do fio é menor que a recomendada, a tendência é que ele aqueça mais e, em caso de funcionamento prolongado, o risco de incêndio aumenta.
Ao final do teste, o Walita LiqMais RI 1725, o único dos sete cujo cordão tinha ancoragem, recebeu os títulos de o melhor do teste e a escolha certa.
O que mais impressionou neste teste foi o verdadeiro retrocesso verificado com os liquidificadores. No teste que a PROTESTE fez com seis modelos em 2002, um foi eliminado. Desta vez, entre os seis eliminados, havia três que foram incluídos no teste anterior e que não apresentaram problemas. Por que essa diferença na avaliação, então? A PROTESTE descobriu que os fabricantes modificaram a construção interna de seus aparelhos sem alterar o código de referência dos modelos e sem avisar o consumidor. Pior ainda é que os produtos novos, que não foram testados em 2002, seguem pelo mesmo caminho. Por isso, a PROTESTE está exigindo das autoridades providências imediatas: a retirada dos aparelhos perigosos do mercado e a revisão da norma técnica.
Produtos avaliados – Arno Magiclean WWB3, Black & Decker IB900, Britânia Diamante, Faet Liquifácil 218, Mallory Flash Mix Super, Sield Granfruttare e Walita LiqMais RI 1725.