#content#
PROTESTE mostra que shakes para emagrecer são desequilibrados nutricionalmente
01 nov 2005Ao analisar a rotulagem dos produtos, a PROTESTE encontou inúmeros problemas. Cada fabricante utiliza a denominação de venda que mais lhe convém, o que dificulta o consumidor na hora da compra. A ausência de precauções importantes foi outra grande falha. Ainda houve um sério problema com as tabelas nutricionais, pois os fabricantes mostraram que não sabem calcular os valores diários recomendados corretamente. As falhas ou omissões são reflexo das normas incompletas que regulamentam os produtos testados.
O teor calórico dos shakes também é baixíssimo, o que os torna desaconselháveis, pois o emagrecimento rápido poderá vir à custa de perda de músculos e água, não de gordura. Na prática, os produtos praticamente obrigam a pessoa a passar fome. O Bio Slim, por exemplo, nem sequer fornece o mínimo de 200kcal por dose exigido pela Anvisa. Além disso, os produtos não têm muitas fibras, as quais desenvolvem um papel importante para regular o trânsito intestinal.
Todos os nutrientes devem estar em quantidades balanceadas no organismo. Só que os shakes são desequilibrados nutricionalmente, pois fornecem proteínas e carboidratos demais, mas gorduras de menos. A conclusão surgiu após uma criteriosa análise da contribuição de cada nutriente, mostrando que seu consumo rotineiro pode trazer problemas de saúde.
Devido a todos os problemas encontrados, a PROTESTE não atribuiu o título de o melhor do teste, muito menos o de a escolha certa. E não recomenda o uso do produto, a não ser com acompanhamento médico.
Marcas avaliadas: Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife, In Natura e Slim Fast.