A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Bons produtos para passar na torrada

31 jul 2006
A PRO TESTE testou 39 margarinas e cremes vegetais e descobriu boas opções. O grande problema é distinguir um produto do outro.

Quem busca um creme para passar no pão no lanche ou no café da manhã, encontra no mercado uma enorme quantidade de opções. São requeijões, especialidades lácteas, manteigas, margarinas, creme vegetais... Desta lista, a PROTESTE só não havia testado ainda os dois últimos. Por isso, levou ao laboratório 39 produtos: 22 margarinas tradicionais, 11 margarinas lights, 5 cremes vegetais e um creme vegetal light.

O teste teve bons resultados. Comprovou que os cremes vegetais são opções mais saudáveis (com menores teores de ácidos graxos saturados e trans). Melhores até que as margarinas lights. Porém, esta informação, que norteia grande parte dos consumidores na busca por um bom produto, nem sempre estava nos rótulos.

Na verdade, nem mesmo uma apresentação correta dos produtos estava lá. Havia uma margarina com 80% de gordura e outra, com 20%. Por isso, encontramos margarinas comuns "mais lights" do que as comuns.

Isso tudo é culpa da legislação do setor que é muito permissiva. Tão permissiva que nem garante que os cremes vegetais estejam livres de gordura animal. Por isso, a PROTESTE, com base nos resultados desta avaliação, notificará o Ministério da Agricultura e a Anvisa por permitirem o desrespeito ao consumidor.

Ao final, o creme vegetal Sadia Vita ficou com o título de o melhor do teste e a escolha certa ficou com o Deline Lanche. Neste teste tivemos ainda um produto considerado o barato do teste: o Soya. Ele apresenta qualidade acima de aceitável e com um preço bem abaixo dos demais. Entre as margarinas light o título de o melhor do teste e de a escolha certa ficaram com a Qualy Light e, entre as tradicionais, com a Qualy Cremosa.

Leia a íntegra da avaliação na revista PRO TESTE no 50 (ago/06).