A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Hambúrgueres apresentaram muita gordura

01 nov 2006
Apesar de bem na degustação, produtos tiveram problemas em rotulagem, qualidade de proteínas e, principalmente, excesso de gordura trans.

Os hambúrgueres congelados, quase prontos para o consumo, vêm cada vez mais entrando nos lares brasileiros. Por isso, a PROTESTE avaliou 21 deles - 13 de carne bovina e 8 de frango. No final, mais da metade alcançou uma avaliação pelo menos aceitável. Os produtos foram satisfatórios na degustação, mas alguns pecaram na quantidade de gorduras trans. O teste é a capa da PROTESTE nº 53 (nov/06).

Inicialmente, ao checar os rótulos dos hambúrgueres, nota-se que várias informações são de difícil leitura em muitas embalagens. Alguns fabricantes insistem em apresentar informações em baixo relevo e com letras de mesma cor do fundo, o que deixa o texto praticamente invisível. Como ter informações de modo legível é fundamental, as marcas foram penalizadas.

Os hambúrgueres são a forma ideal para conseguir vender carnes de menor valor comercial, pois os fabricantes podem adicionar carne gordurosa e partes menos nobres da carne. Ou seja: de nada adianta ter muita proteína se ela não é boa. E foi o que aconteceu. Alguns tiveram até boas avaliações em quantidade de proteína, mas a qualidade não foi animadora.

Em seguida, o foco foi a quantidade de gorduras, com maior preocupação para a trans. A relação entre as doenças cardiovasculares e as gorduras trans ainda está sendo estudada, mas seus efeitos negativos sobre o colesterol estão comprovados. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), para uma dieta saudável, o consumo dela não pode chegar a 1% da dieta. Só que os hambúrgueres de carne bovina DaGranja, Extra, Frimesa, CompreBem e Great Value apresentaram valores altíssimos.

Houve ainda a tradicional degustação e, no geral, os produtos agradaram. No final, considerando os hambúrgueres de carne bovina, o Sadia foi o melhor do teste. Ao levar em conta a relação qualidade/preço, quem se destacou foi o Pão de Açúcar e, por isso, recebeu o título de a escolha certa. Por não aparecer em todas as cidades, também damos como opção o Sadia. Já para as versões em frango, o Sadia foi disparado o melhor, ficando com os títulos de o melhor do teste e a escolha certa.

Marcas testadas - Aurora, Batavo, CompreBem, DaGranja, Extra, Frimesa, Great Value, Kilo Certo, Pão de Açúcar, Perdigão, Pif Paf, Rezende, Rica, Sadia, Seara e Sendas.