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Propaganda enganosa nos supermercados
01 mar 2006A PRO TESTE desconfiou de tal generosidade e testou esses cartões de crédito de marca própria (private label) de 21 mercados de todo o país. O resultado está publicado na PRO TESTE n° 45, mar/06
Na maioria dos casos, a propaganda de cartão com custo zero, é enganosa. Apenas o G. Barbosa e o grupo Wal-Mart não cobram nada pelo uso do cartão. Todos os outros cobram uma tarifa de manutenção cada vez que o consumidor paga a fatura, que varia de 1,99 (grupos Pão de Açúcar, Carrefour e Zaffari) a 3,50 reais (Rede Economia e Sonda). Fazendo compras todos os meses, o custo anual do cartão da Rede Economia e do Sonda é de R$ 42 – ou seja, o equivalente a uma anuidade de cartão de crédito.
E essas taxas são relativas apenas à emissão do boleto. Se o consumidor não pagar a fatura no dia do vencimento, há, claro, taxas de juros. Essas taxas recebem muitas nomenclaturas (“encargos contratuais”, “parcelamento” ou até “refinanciamento”), mas, no final das contas, elas representam os juros do rotativo de um cartão de crédito convencional. Deixando de lado as diferentes denominações, as menores taxas de juros do rotativo foram encontradas no Prezunic (7% ao mês), enquanto o Sonae tem a taxa mais elevada (14,97% ao mês), acrescida de outros R$ 4 relativos à despesa de cobrança.
Para fidelizar o consumidor, os cartões de supermercado dizem oferecer vantagens para quem os possuir, como descontos para clientes com cartão. Entretanto, mesmo que aparentemente um supermercado ofereça muitos benefícios a quem possuir seu cartão, é preciso cautela. Quando o consumidor se fideliza a uma rede de supermercados, seja por preferência, localização, ou pelo fato de ter o cartão e achar que ele dá bons descontos, ele acaba não pesquisando preços e podendo pagar mais caro. O desconto dado pode não ser tão bom como seria se o produto fosse comprado em outros locais.
Para este teste não foi apontada uma escolha certa, pois é o consumidor que, consciente dos custos em que pode vir a incorrer, deve escolher se é vantajoso ou não ter um cartão de supermercado e de qual rede. O que deve ser levado em conta é a economia que poderá ter com ele, e não a facilidade de pagamento. Se a opção for por ter um cartão de supermercado, o total da fatura deve ser sempre pago e em dia, para que não sejam cobrados juros.
Cartões analisados
Grupos: Carrefour (Carrefour e Champion); Companhia Brasileira de Distribuição (CompreBem, Extra, Pão de Açúcar e Sendas); Sonae (Big, Mercadorama e Nacional); Wal-Mart Brasil (Wal-Mart Supercenter e Bompreço) e Zaffari (Bourbon e Zaffari). Além das redes: Condor, Econ Supermercados, G. Barbosa, Guanabara, Prezunic, Rede Economia, Sonda e Super Muffato.
Assessoria de Imprensa
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