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Depois de dois anos VW faz recall do FOX

03 jun 2008
Empresa relutou, mas após pagar R$ 3 milhões, e fazer um termo de ajustamento de conduta vai reparar o sistema que mutilou dedos, em bancos traseiros.

A Volkswagen finalmente iniciou em 3 de junho, o recall de 511.116 modelos Fox, CrossFox e a perua SpaceFox.Mas só serão alterados o sistema de rebatimento do banco traseiro em 293.199 modelos Fox, com encosto inteiriço e corrediço fabricados desde 2003. A convocação ocorre dois anos depois do primeiro relato de acidente que decepou dedos de pelo menos oito consumidores ao manipularem o mecanismo de rebatimento do banco traseiro. Agora serão instalados componentes adicionais, além da fixação de novas etiquetas de orientação e fornecimento de um adendo ao manual de instruções.

Todos os proprietários serão informados via carta e a empresa sugere que seja feito um agendamento na própria concessionária. O serviço, segundo a empresa, deve levar cerca de uma hora para ser executado. Para esclarecimentos os clientes podem ligar para o telefone 0800 019 8866 , ou acessar o site (http://www.vw.com.br/bancodofox).

Também haverá campanha para instalação de componentes adicionais em 119.392 Fox exportados para a América latina e África, o que totalizará 630.508 veículos envolvidos no que será o segundo maior recall feito por montadora brasileira.

Desde fevereiro último a PROTESTE se empenhou junto ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, para que o recall fosse agilizado, de forma a evitar que mais consumidores fossem feridos no manuseio do banco traseiro.

Além de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, a empresa teve que recolher ao DPDC R$ 3 milhões, revertidos para o fundo de defesa de direitos difusos que custeia , entre outros, projetos na área de educação para o consumo.Em questões envolvendo segurança do consumidor é preciso mais agilidade na solução”, observa Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação.

Desde o início, a empresa negou a necessidade de recall, alegando que o sistema do banco não apresentava defeito e funcionava corretamente caso as instruções fossem seguidas. Alegava que os acidentes haviam acontecido por mau uso. O problema ocorre quando a operação de rebatimento é feita pelo porta-malas.Ao puxar a barra para destravar o banco, muitas pessoas ficaram com os dedos presos na argola que prende a alça indicada para puxar o assento e acabaram mutilados quando o assento, com o peso, caiu.

Em fevereiro, a empresa passou a disponibilizar um anel de borracha para ser acoplado ao sistema, impedindo que o dedo passe pelo centro da argola que prende a alça para puxar o assento e fique preso. Além disso, também disponibilizou um site que traz orientações sobre como realizar a operação de rebatimento sem correr riscos.

Se o veículo possuir um banco fixo ou bi-partido, o proprietário será orientado sobre como realizar a operação, mas não precisará receber o kit, mas a Volkswagen decidiu incluí-los na convocação de modo a tranqüilizar os proprietários e não provocar confusão. O tempo de atendimento poderá variar dependendo da programação da concessionária.

- Como será o mecanismo