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Dor de cabeça com celular Benq Siemens

08 mai 2008
Consumidor não consegue assistência técnica ou contato com a empresa para resolver os defeitos dos aparelhos. PRO TESTE orienta acionar lojista.

Os consumidores com celulares da marca Benq Siemens que apresentam defeitos têm enfrentado problemas semelhantes aos que adquiriram produtos eletroeletrônicos da Gradiente: não conseguem assistência técnica e têm dificuldade no contato com a empresa para solução dos problemas. A empresa viola o Código do Consumidor ao não oferecer garantia e assistência técnica adequadas a seus produtos.

A empresa Benq Siemens não tem honrado com a garantia de seus aparelhos de celular e não tem respondido sequer às entidades de defesa do consumidor, desde o ano passado. A empresa lidera as reclamações não atendidas sobre produtos com defeitos e o contato tem sido difícil.

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores são defeitos (vícios) nos aparelhos que não funcionam, baterias que não carregam ou perdem a carga rapidamente, além de falta de peça de reposição.

As assistências técnicas credenciadas não têm recebido os produtos ou são incapazes de resolver o defeito. Quando conseguem, extrapolam o prazo determinado pelo Código de Defesa do Consumidor (30 dias) e, em geral, o telefone volta a apresentar o mesmo problema pouco tempo depois.

A suspensão da comercialização dos produtos da marca em suas regiões tem sido pedida pelos Procons de alguns Estados, como Goiás. A PROTESTE aconselha o consumidor a não comprar produtos da marca e cabe aos lojistas informarem sobre o risco da compra, por ser produto de uma marca que está em crise. Há ofertas do produto em sites de venda.

Como forma de se proteger, o consumidor que tiver produtos da marca com defeito, deve conforme prevê o CDC, procurar os comerciantes, pois eles são considerados solidários. Mas a garantia legal para bens duráveis é de 90 dias. Os lojistas também podem ser considerados solidários quanto a garantia contratual, se na hora da venda omitem do consumidor a informação de que a fornecedora passa por problemas.

Quem está com produto com defeito deve entrar em contato com a loja em que comprou o produto, com a nota fiscal em mãos. Também é importante enviar carta com Aviso de Recebimento dos Correios à loja, exigindo a solução. Dar prazo máximo de 30 dias para resolver. Transcorrido esse prazo, o consumidor pode exigir a troca do produto ou a restituição da quantia paga.

Caso não tenha êxito na negociação, o consumidor deve procurar um órgão de defesa do consumidor, como a PROTESTE, no caso dos associados, ou o Juizado Especial Cível. Para notificar o fabricante o consumidor deve enviar carta para Jutaí 661 Equipamentos Eletrônicos Ltda. (CNPJ 07.560.958/0001-86), à Avenida Açaí, 875, BLOCO A - Distrito Industrial – Manaus, Cep.: 69.075-904.