A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Recall da Gulliver: brinquedos perigosos

20 mar 2008
Gulliver recolherá 6 mil brinquedos Magtastik e Magnetix Jr, da linha Magnetix, que já havia passado por recall por mobilização da PRO TESTE, em 2007.

Empresa fará comunicado público sobre o perigo dos brinquedos de montar Magtastik, com bolsa ou conjunto de expansão e de bichinhos e carrinhos de plástico Magnetix Jr, pois as crianças conseguem desmontar minúsculas partes que podem ser engolidas ou colocadas no nariz. Eles são comercializados no Brasil pela Gulliver e fabricados pela canadense Mega Brands na China. O recall também está ocorrendo nos Estados Unidos.

A PROTESTE orienta os pais a retirar o brinquedo do alcance de crianças menores de sete anos, e ligar para o 0800 770 2650 disponibilizado pela empresa para solicitar a troca ou o reembolso. Os brinquedos poderão ser trocados por qualquer outro produto Gulliver de igual valor, nos postos de troca, ou o consumidor pode solicitar a devolução do dinheiro por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) a partir do dia 26 de março, quarta-feira. No caso de pedir o dinheiro de volta o consumidor terá que enviar o brinquedo por sedex a ser pago pela empresa, que promete ressarcimento em 15 dias.

A PROTESTE Associação de Consumidores alerta que não basta a retirada de brinquedos remanescentes das lojas, pois não atinge quem tem os produtos em casa. A empresa também é obrigada pelo Código de Defesa do Consumidor a fazer um comunicado público nos diversos meios de comunicação, alertando para os riscos e orientando como pode ser feita a troca ou o reembolso do que foi pago pelo brinquedo a ser recolhido.

Desta vez a empresa foi mais ágil. No ano passado relutou em promover um recall. Em setembro do ano passado a Gulliver anunciou um recall de brinquedos com ímãs que ofereciam perigo às crianças, só após mobilização da PROTESTE. A empresa fez campanha para recolher os 49.674 itens da linha Magnetix vendidas no Brasil em 2006. Eram brinquedos com esferas metálicas e hastes plásticas com ímãs em suas extremidades, que permitem que as crianças montem objetos. O problema era o imã do brinquedo, que poderia se soltar e ser engolido pelas crianças.

Mesmo não havendo registro de incidentes no País envolvendo os brinquedos é importante a retirada imediata dos produtos perigosos para evitar acidentes de consumo. O recall é obrigatório pela empresa sempre que tomar conhecimento dos riscos e o alto grau de periculosidade dos brinquedos importados sempre que houver recolhimento em outros países.

• Segue abaixo a tabela com os brinquedos
Nome / Produto Cod. Produto Unid. Comerzializadas Brasil
Magnetix Jr. - veículos magnéticos 433 1.125
Magnetix - com bolsa redonda 461 15
Magnetix - conjunto de expansão 448 26
Magnetix Jr. - animais magnéticos 442 5.043
TOTAL   6.209