#content#
Como escolher cartão pré-pago para viajar
17 jun 2011Os cartões pré-pagos de viagem passaram a ser mais procurados depois que o governo aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras com cartão de crédito no exterior. Eles funcionam como compra antecipada de dólares ou outra moeda estrangeira ou de cheques de viagem.
O cliente carrega o cartão e não precisa levar dinheiro em cédulas nem cheques que podem ser roubados quando vai para o exterior. A segurança do cartão é que em caso de extravio, o titular recebe outro com o saldo residual e não perde dinheiro.
O funcionamento é similar ao dos antigos traveller checks ou mesmo dos celulares pré-pagos: o cliente emite, carrega com a quantia que desejar, e utiliza como um cartão pré-pago para saque ou diretamente nos estabelecimentos no exterior. Também é possível fazer recargas.
A PROTESTE Associação de Consumidores orienta o consumidor antes de decidir qual empresa contratará a pesquisar as diferentes taxas cobradas pelo mercado na hora de abastecer o cartão. E a agência de viagens não pode impor um cartão, pois isso se configura venda casada. É importante observar a cotação da moeda escolhida em cada uma das empresas.
A principal desvantagem em relação ao cartão de crédito comum é que nesta modalidade é preciso disponibilizar antes da viagem o dinheiro que será gasto. Além disso, os cartões pré-pagos não acumulam milhas ou benefícios. E não permitem parcelamentos. Mas o consumidor se livra dos 3% do IOF cobrado sobre o crédito no cartão comum.
É preciso ficar atento quanto as tarifas de saque e mesmo sobre cada compra. De qualquer forma é imprescindível levar também uma quantia em dinheiro em espécie para pequenos gastos com alimentação e transporte. Ver bem o que melhor atende às necessidades é imprescindível antes de contratar.
Há dois novos cartões nesta modalidade pré-paga: o MasterCard Cash Passport (Travelex que pode ser emitido também com a bandeira Visa) e o American Express GlobalTravel (parceira com o Itaú). E o mais antigo é o Visa Travel Money (cujos parceiros são Banco Rendimento, Banco do Brasil, Schain e Confidence Câmbio). Todos oferecem emissão imediata, números para ligações gratuitas, cartões adicionais e possibilidade de compras em lojas virtuais.
O American Express Global Travel oferece alguns serviços adicionais como auxílio com bagagem extraviada, passaporte e cancelamento de cartão, assistência com indicações médicas e jurídicas e transporte médico de emergência. Mas não tem tecnologia de chip e senha de segurança e cobra 0,38% de IOF e 3% de taxa de conversão para moedas diferentes daquelas em que o cartão foi carregado.