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Até onde vai a responsabilidade das operadoras de turismo?

27 dez 2012
Shangri-lá fecha suas portas e deixa mil consumidores sem pacotes. Operadora deve garantir viagem por meio de agências parceiras.

Depois da Tia Augusta, a Shangri-lá, uma das maiores operadoras de turismo do país, anunciou hoje o encerramento de suas atividades. Alegando dificuldades financeiras, a empresa entrará nos próximos dias com pedido de recuperação judicial e até o momento, mil clientes estão sem saber se conseguirão viajar.

A PROTESTE Associação de Consumidores alerta que em casos como este, a operadora deve minimizar os danos ao consumidor, informando-o sobre sua situação e adotar medidas para garantir sua viagem – como o remanejamento para agências parceiras.

Se o consumidor não tiver nenhum posicionamento da operadora, deverá entrar em contato e negociar a transferência. Não tendo sucesso, deverá registrar um Boletim de Ocorrência e buscar na Justiça o ressarcimento dos prejuízos sofridos.

Quem já pagou integralmente o pacote ou tem embarque programado para o Ano Novo, por exemplo, pode entrar em contato com as agências, companhias aéreas e hotéis para confirmar seu pacote. Caso a viagem não seja garantida pela operadora, o consumidor deve entrar com um pedido de liminar na justiça para garantir o cumprimento da oferta ou mesmo receber o dinheiro de volta.

Já os consumidores que ainda tem parcelas a vencer, podem pedir a suspensão do pagamento à administradora do cartão. Cheques pré-datados também podem ser sustados junto aos bancos. Isso só vale para os consumidores que desistirem de viajar ou que não conseguiu encaixe no pacote de operadora parceira. 

Embora não seja possível prever a falência de empresas com tanto tempo de atuação no mercado, alguns cuidados ajudam a minimizar problemas como este. A PROTESTE orienta que a melhor forma de reduzir os riscos é não pagar o pacote todo com antecedência e monitorar constantemente a operadora, buscando informações sobre reclamações nas entidades de defesa do consumidor e nas redes sociais.