A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Consulta pública sobre futuro do Programa de avaliação de carros novos Latin NCAP

17 jul 2012
Objetivo é coletar propostas para dar continuidade ao trabalho. Dois testes de colisão constataram insegurança nos carros da América latina.

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, está promovendo consulta pública até 28 de setembro, para definir o futuro da entidade. O programa foi lançado em 2010 como um projeto piloto de três anos para mostrar qual a contribuição potencial que um programa independente de avaliação de veículos novos pode proporcionar para a segurança viária na América Latina e no Caribe.

Para participar acesse o site  www.latinncap.com ou http://www.latinncap.com/_po/?pg=consultation. Após receber um código de acesso você poderá responder as dez questões do processo de consulta online, que tem como objetivo oferecer uma oportunidade a governos, setores privados, organizações da sociedade civil e público em geral, de contribuir com os próximos passos do Programa.

O Latin NCAP oferece aos consumidores da América Latina informações independentes sobre a segurança dos automóveis. Já realizou dois testes de colisão e divulgará os resultados do terceiro, dia 13 de novembro próximo, no Brasil. No lançamento de sua terceira fase de resultados de teste de colisão, dias 13 a 14 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina o Programa promoverá um debate sobre seus planos futuros. No início de 2013 a entidade lançará uma publicação com suas estratégias futuras.

A entidade quer incentivar os fabricantes no aperfeiçoamento constantemente da segurança dos seus veículos, contribuindo assim, para a redução de fatalidades nos acidentes de trânsito.

O Latin NCAP tem respaldo de programas similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que comprovaram ser muito eficazes na melhoria da segurança dos veículos motorizados.

O projeto piloto segue as recomendações para o desenvolvimento de programas de carros novos em todas as regiões do mundo, estabelecidas em 2009, em Moscou, na Conferência Ministerial da Segurança Viária, na Assembléia Geral das Nações Unidas, no Relatório do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e no Plano Global para A Década de Ação pela Segurança Viária das Nações Unidas 2011-2020.

Os resultados dos testes até agora mostraram que os carros mais populares, adquiridos pelos consumidores da América Latina e Caribe, têm classificação comparável aos carros europeus produzidos há 20 anos. Infelizmente, os carros de “uma estrela” com uma estrutura fraca e sem airbags predominam no mercado. O que comprova a necessidade de melhoria na segurança dos veículos.

Contudo, no projeto piloto já foi observado um avanço. Os testes do Latin NCAP despertaram a atenção a nível regional e internacional, e os principais fabricantes demonstraram imediatamente interesse em colaborar. As principais montadoras apresentaram modelos para os testes independentes do Latin NCAP, comprometendo-se a incluir dispositivos de segurança antes que a lei exija.

O projeto piloto do Latin NCAP comprovou que o programa pode estimular com sucesso a consciência do público, governos e fabricantes, para prestarem mais atenção à segurança dos veículos. Os bons resultados do projeto piloto apontam para um futuro alentador do Programa.