A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Fique atento à queda do IPI no carro novo

22 mai 2012
Se Nota Fiscal ainda não foi emitida cabe pedir desconto por causa da redução do imposto.

A PROTESTE Associação de Consumidores alerta o consumidor que comprou carro novo no final de semana a ficar atento para que as reduções de impostos sejam repassadas a ele caso não tenha sido ainda emitida a Nota Fiscal.

Para não ficar no prejuízo é importante negociar na concessionária se ainda não houve emissão da Nota Fiscal para obter a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Afinal, com o novo pacote de medidas anunciado pelo governo os veículos de mil cilindradas tiveram a alíquota reduzida de 7% para zero.

Os veículos de 1.000 a 2.000 cilindradas também tiveram redução das alíquotas de acordo com o tipo de combustível, conforme tabela abaixo:

Cilindradas

Gasolina

Álcool/Flex

1.000

de 7% para zero

de 7% para zero

De 1.000 a 2.000

de 13% para 6,5%

de 11% para 5,5%

Comerciais leves

de 4% para 1%

de 4% para 1%

Fonte: Ministério da Fazenda

Com a redução do IPI (até 31 de agosto), do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a liberação do compulsório o governo pretende melhorar as vendas dos automóveis. Mas o consumidor tem que pesquisar bem para garantir que os descontos sejam aplicados.

O ideal é se programar em longo prazo, para comprar o veículo à vista. Mas se não tem outra forma não deixe de pesquisar muito antes de se comprometer com um financiamento de longo prazo. Até porque além do custo do financiamento há outras despesas envolvidas com a manutenção do veículo que pesam no orçamento.

Não deixe de visitar ou telefonar para várias concessionárias para saber o valor do carro e, acima de tudo, qual é o Custo Efetivo Total do financiamento (CET). E atenção, pode ser mais vantajoso financiar em bancos do que diretamente nas concessionárias.

Quando não for possível comprar à vista tente dar uma entrada grande e financie em poucas parcelas para fugir dos juros. Mas antes de fechar um negócio, pesquise muito, para escolher a opção que tenha o menor CET.

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é a opção mais procurada para financiar o carro e, para usufruir dela, você precisa primeiro escolher o melhor orçamento em uma concessionária. Com esse valor em mãos, o ideal é fazer uma pesquisa nos bancos em busca das melhores taxas. No CDC, apesar de o carro ser adquirido já no nome do comprador, ele fica alienado ao banco até que todo o pagamento seja concluído.

Mas é possível antecipar o pagamento das parcelas com redução proporcional dos juros, além de ser permitida a transferência para um terceiro comprador, caso você não consiga pagar as parcelas ou queira se desfazer do carro antes do final do contrato.

A alternativa também é procurar uma concessionária. Lá, você terá duas opções de financiamento: direto com o banco da montadora ou através de bancos parceiros da concessionária.