#content#
Melhora avaliação de plano de saúde
13 dez 2012Apesar de ter aumentado o número de operadoras com índices melhores entre as 1.239 avaliadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), no ano passado, a PROTESTE Associação de Consumidores considera que a rede assistencial ainda é um problema para o consumidor. Dificuldades para agendar consultas e procedimentos nos prazos fixados pela ANS são relatadas pelos consumidores.
Há problemas de saturação da rede de atendimento dos Planos de saúde em algumas especialidades médicas, e de laboratórios e hospitais. E hoje, apesar das garantias financeiras exigidas das operadoras, os beneficiários ainda se sentem inseguros com relação à saúde financeira de algumas empresas de planos de saúde, sempre que se divulga uma nova lista com operadoras em dificuldades ou que foram proibidas de vender novos planos.
O sistema privado de saúde está sobrecarregado e o usuário não consegue o acesso que necessita, com a urgência que precisa, apesar de pagar pelo serviço.
Em 2011, obtiveram melhores avaliações 735 operadoras médico-hospitalares e odontológicas, com quase 46 milhões beneficiários. Na avaliação anterior eram apenas 482 empresas com 33.756.664 beneficiários. A faixa de piores avaliadas caiu de 383 operadoras em 2010 para 54 no ano passado e atendem 474.056 beneficiários.
O Índice de Desenvolvimento de Saúde Suplementar (IDSS) avalia as operadoras de planos em quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-financeiro, Estrutura e Operação e Satisfação dos Beneficiários. O índice faz parte do programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e traz pontuação de 0 a 1, sendo 0 a pior nota e 1 a melhor.
Para facilitar o acesso à informação na hora de escolher ou mudar de plano a ANS criou o portal Espaço da Qualidade, hospedado dentro do site da agência, e que traz, além de informações sobre o IDSS, o índice de reclamações sobre as operadoras, informações sobre o programa de qualidade das empresas, atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças e a lista dos planos de saúde com vendas suspensas pela reguladora.
Propostas sugeridas pela PROTESTE para melhoria :
· Definição de parâmetros pela ANS sobre dimensionamento da rede de serviços, para registro dos planos das operadoras;
· Contratos com a rede assistencial, inclusive com a área médica, acessível ao usuário;
· Para efetivação das ouvidorias (que se tornarão obrigatórias), há a necessidade da obrigatoriedade e urgência na instalação de atendimentos ao consumidor (SACs) nas operadoras de planos de saúde, com atendimento 24 horas e 7 dias por semana;
· Elaboração de instrumentos e aplicações de penalidades às operadoras reincidentes na prática de negativa de cobertura indevida;
· Adequação e programas da rede de serviços e operadoras de planos, de atenção à saúde dos idosos, diante da nova realidade demográfica;
· Realização de seminários internacionais, com a participação de especialistas multidisciplinares, para discussão de soluções público-privadas de atenção à saúde dos idosos;
· Projeto nacional para revitalização dos planos de saúde pessoa física e para criação de modalidades acessíveis às classes C, D e E.
· Rigor no cumprimento da RN 259 que fixou prazos para atendimento de consultas e procedimentos;