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Perguntas frequentes para Calculadora de Cartão de Crédito

25 jul 2012

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1) Quais são os tipos de cartões que existem?

Atualmente existem dois tipos de cartão: o cartão básico e o diferenciado. O cartão de crédito básico é exclusivo para o pagamento de compras, contas ou serviços. A anuidade dele deve ser o menor preço cobrado pela emissora entre todos os cartões por ela oferecidos. As instituições financeiras são obrigadas a oferecer esse cartão, que pode ser nacional ou internacional, caso o cliente se interesse por um cartão de crédito. Em comparação com o diferenciado, o básico não pode ser associado a programas de benefícios e/ou recompensas. O cartão diferenciado tem como característica, além de permitir o pagamento de compras, estar associado a programas de benefícios e recompensas. Dessa maneira o cliente é livre para escolher entre o básico ou o diferenciado, sabendo que a anuidade do básico deve ser sempre menor.

2) O que pode ser cobrado?

É admitida a cobrança de cinco tarifas, válidas tanto para os cartões básicos quanto para os diferenciados:
  • Anuidade;
  • Tarifa para emissão de 2ª via do cartão;
  • Tarifa para retirada em espécie na função saque;
  • Tarifa para uso do cartão para pagamento de contas;
  • Tarifa por pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

3) O que é crédito rotativo?

O crédito rotativo é a modalidade mais associada ao uso do cartão de crédito. Toda vez que a fatura não é paga integralmente, o restante da dívida passa para o mês seguinte. Isso resulta em juros ao consumidor, pois trata-se de crédito que foi contratado. Apuramos taxas até 601,09% a.a. Essa modalidade constitui uma das taxas mais perversas ao consumidor, e é uma das principais causas de endividamento de famílias. Em uma situação de aperto financeiro é preferível pegar um empréstimo do que ficar pagando os juros do cartão de crédito.

4) Posso parcelar a minha fatura? Vale a pena?

Hoje em dia é muito comum as instituições concederem a possibilidade de parcelar o total da fatura, evitando que o cliente precise entrar no rotativo. Mas nem todas oferecem essa possibilidade. Por isso vale a pena ter cautela, pois os juros são quase tão elevados quanto os juros do rotativo, podendo chegar a 492,99% a.a.

5) Se parcelar minha compra no cartão de crédito eu pago juros?

Se a loja não oferece parcelamento sem juros na compra com cartão, e mesmo assim o seu objetivo é parcelar, você irá incorrer nos juros cobrados pela sua administradora de cartão. Eles podem chegar a 492,99%, ou seja, não vale a pena em função do custo elevado.

6) Posso usar meu cartão para efetuar saques?

O cartão permite que você saque dinheiro com a função de crédito. Mas, além de cobrar tarifa, pagam-se juros elevadíssimos, de até quase 900%. Portanto, fuja dessa opção!

7) Quais informações devem constar na minha fatura?

Preste bastante atenção na sua fatura, pois ali devem constar informações de custos como os juros, por exemplo. Além das tarifas, a fatura deve ter informações sobre os seguintes itens, pelo menos:
  • limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito passível de comparação;
  • gastos realizados com o cartão, por evento, inclusive quando parcelados;
  • identificação das operações de crédito contratadas e os respectivos valores;
  • valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma separada, de acordo com os tipos de operações realizadas com o cartão;
  • o valor dos encargos a serem cobrados no mês seguinte, no caso de o cliente optar pelo pagamento do valor mínimo da fatura;
  • o Custo Efetivo Total (CET) para o próximo período das operações de crédito passíveis de contratação.

8) Como é definido o limite do cartão de crédito?

O seu limite de crédito será determinado pela instituição financeira, após uma análise específica do seu perfil (risco, renda, sua capacidade de pagamento, etc).

9) O meu pedido foi recusado. Como devo proceder?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura ao consumidor que toda informação sobre produtos e serviços adquiridos no mercado de consumo deverá ser adequada e clara. Sendo assim, o motivo da recusa deverá ser informado ao consumidor.

10) A instituição pode optar por não renovar o meu cartão?

Sim. O contrato de cartão de crédito também tem validade, como qualquer outro. Sendo assim, ao término do contrato ele poderá não ser renovado por quaisquer das partes.

11) Como cancelar ou não renovar o cartão?

Basta entrar em contato com o banco / financeira através da central de atendimento e solicitar o cancelamento.

12) O que fazer em caso de perda, roubo, extravio ou falsificação?

O primeiro passo é entrar em contato com a instituição pedindo o cancelamento daquele cartão. Toda compra efetuada por quem não for o responsável ou por ele autorizado é nula e não poderá ser cobrada.