A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

PROTESTE pede apuração de possível golpe

08 mai 2012
Empresa liga ou envia carta informando sobre valor a ser ressarcido, mediante depósito em conta bancária indicada. Não faça depósito.

A PROTESTE Associação de Consumidores encaminhou para a Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania de São Paulo pedido de apuração de provável estelionato por parte da Monteprevi – Vida e Previdência. A empresa, com endereço na capital paulista, envia carta para pessoas de todo o País pedindo depósito para se habilitarem em pretensa ação coletiva.

Associados da PROTESTE que nunca assinaram qualquer procuração para representação em ação coletiva receberam a notificando para a promoção de “acordo judicial” oriundo de uma suposta ação coletiva, no qual, mediante depósito de R$ 9.086,00, receberiam o valor de R$ 82.600,00. Propostas semelhantes foram recebidas por carta ou telefone e houve quem caísse no golpe.

A PROTESTE entrou em contato com a empresa, se fazendo passar por interessado em se habilitar na ação, e o atendente do confirmou a “autenticidade” da proposta e a necessidade de depósito em conta da Monteprevi para a liberação do pagamento do acordo. Informou, ainda, o número do suposto Processo: 994.960.099.102. Mas tal processo não foi localizado.

O alvo dos golpistas é principalmente o idoso com ações antigas em tramitação na Justiça. Eles se tornam suscetíveis a cair nos mais variados tipos de golpe. O alerta é não passar informações pessoais quando o contato for feito por telefone e, em caso de correspondência, não responder. E não fazer depósito algum.

Como evitar o golpe

  • Não revele seus dados bancários, CPF, identidade e endereço residencial nem telefones para estranhos.
  • Crimes de estelionato contra a ordem econômica e golpes em geral são previstos no Código Penal Brasileiro.
  • Desconfie sempre quando da oferta de propostas vantajosas.
  • Não deposite valores para receber algum benefício no futuro.
  • Pegue o máximo de informações sobre a pessoa ou entidade que está propondo o pagamento de benefícios e registre um Boletim de Ocorrência. As polícias federal e civil têm desbaratado várias quadrilhas de golpistas em todo o território nacional, baseados em denúncias de pessoas lesadas.
  • O recebimento de valores obtidos numa ação judicial não exige depósito.