A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Avanços na melhoria dos produtos testados

14 mar 2013
PROTESTE tem encontrado produtos mais seguros e com melhor desempenho.

Os avanços na área de defesa do consumidor ao longo dos anos se refletem também em maior qualidade dos produtos, conforme constatou a PROTESTE Associação de Consumidores em relação aos itens que testou nos últimos 12 anos. Os consumidores passaram a ter acesso a produtos mais seguros e com melhor desempenho.

É o reconhecimento da importância das análises feitas nos produtos e serviços em oferta no mercado, que indicam a qualidade e segurança das ofertas disponíveis,  para o consumidor poder exercer adequadamente o seu direito de escolha.

Mas há produtos que ainda não apresentaram nenhum ou pouco avanço:

• Lâmpada Eletrônica: são produtos muito parecidos com o mesmo tempo de vida e os mesmos defeitos.
• Torradeira: desempenho se mantem o mesmo, não sendo um produto que se adapta ou desenvolve.
• Processador de Alimentos: vem perdendo mercado e não apresenta bom desempenho
• Roteador: aparelho não mostra evolução no desempenho.

Em alguns testes comparativos, os parâmetros de desempenho se tornaram mais exigentes para acompanhar o desenvolvimento do mercado. Os testes de segurança elétrica ficaram menos decisivos na avaliação geral dos aparelhos na medida em que os produtos foram se tornando mais seguros.

As principais melhorias em segurança foram observadas quanto à proteção para evitar o acesso a partes vivas do equipamento elétrico, reduzindo o risco de tomar choque por tocar em parte energizada.

O parâmetro de trilhamento também evoluiu, garantindo que o equipamento não se incendeie mesmo quando submetido a temperaturas e tensões altas. A qualidade dos cabos de alimentação e plugues melhorou com o uso do novo padrão brasileiro de plugue e tomada.

Ultimamente, os principais problemas de segurança encontrados em pequenos eletrodomésticos são falhas encontradas em “uso anormal”, ou seja, falhas de segurança que ocorrem quando o consumidor utiliza o produto de forma não adequada.

Evolução no desempenho

O desempenho dos mais diversos produtos apresentou avanços, dentre os quais se destacam:

• Secador de Cabelo: melhorou muito, tanto no fluxo de ar quanto na temperatura para secar o cabelo de forma adequada.
• Liquidificador: melhorou significativamente, e não apresentou nenhuma falha de segurança nos dois últimos testes.
• Geladeiras: evoluiu com melhor facilidade de uso, design adequado e menor consumo de energia.
• Ar Condicionado: o desempenho aumentou em cada teste, com menor gasto de energia e melhor capacidade de resfriamento.
• Micro ondas: houve melhoria na facilidade de uso e cozimento dos alimentos, e não apresenta problemas de segurança.