A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Carros mais seguros - primeiros resultados cinco estrelas para modelos fabricados na América Latina

27 nov 2013
Já as cadeirinhas precisam melhorar, pois se mostram vulneráveis para impacto lateral.

O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, testou novamente o Ford EcoSport, fabricado no Brasil  e  agora ele está entre os primeiros veículos da região a receber a pontuação máxima de cinco estrelas para adultos, mostrando-se mais seguro. No teste anterior divulgado em março último, o carro da Ford obteve quatro estrelas na segurança do ocupante adulto e três estrelas para as crianças. 

O Hyundai HB20, por sua vez, recebeu a pontuação de quatro estrelas na segurança do adulto e três para a da criança. No teste anterior, ele havia obtido três estrelas para a segurança do adulto e uma estrela para a segurança da criança.

Nesta etapa, nenhum dos cinco carros avaliados recebeu a pontuação máxima quanto à segurança das crianças. 

A terceira geração do Ford Focus, fabricado na Argentina, e o VW Jetta, fabricado no México também obtiveram um resultado cinco estrelas para a segurança do ocupante adulto. Os veículos receberam quatro estrelas para a segurança do ocupante criança, também, usando cadeirinha com isofix. 
Já o Chevrolet Malibu, fabricado nos Estados Unidos, recebeu pontuação de quatro estrelas para o ocupante adulto e apenas uma estrela para a segurança do ocupante criança. O veículo testado foi o modelo equipado com dez airbags para a América Latina.

“A boa proteção oferecia pelo Ford Focus, o Ford EcoSport e o VW Jetta mostra que as fábricas locais podem fabricar carros que oferecem mais  segurança dos consumidores”, avaliou o Diretor Técnico do Global NCAP, Alejandro Furas. 

A Ford também fez melhorias em seu EcoSport fabricado no Brasil, depois de receber uma pontuação de quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto. Para obter cinco estrelas, a Ford incorporou um lembrete de cinto de segurança ao banco do acompanhante, patrocinando os testes de impacto lateral. A pontuação de três estrelas para a segurança do ocupante criança da EcoSport não teve alterações. 

A PROTESTE Associação de Consumidores submeteu a testes de impacto 16 modelos de cadeirinhas automotivas e concluiu que esses dispositivos de retenção das crianças nos veículos ainda precisam melhorar. No teste de impacto lateral o resultado foi, em sua maioria, ruim ou no máximo aceitável. E um dos produtos, Cosco High Back Comutter teve sua avaliação limitada  a uma estrela por conta do impacto direto da cabeça do boneco contra a lateral do veículo.

Nenhum obteve a classificação máxima de cinco estrelas designada pelo Global NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos, entidade parceira da PROTESTE, que avaliou a segurança de oito bebês-confortos e oito cadeiras para crianças – duas de 9 a 18 kg; uma de 0 a 18 kg e cinco de até 9 a 36 kg disponíveis no mercado latino americano.

Na avaliação do Latin NCAP quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os modelos foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para aos ocupantes, a zero, para os mais inseguros.

Nestas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. O programa já testou, nos últimos três anos, 28 modelos, incluindo a maioria dos carros mais vendidos na região.

Para a proteção dos ocupantes, um bom carro deve satisfazer a duas condições: em colisão, a estrutura não pode entrar em colapso; e deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais atrás do para-choque), conhecido como crash box.


Modelo

Estrelas Adulto

Estrelas Criança

Hyundai HB20

5

3

Ford EcoSport

5

3

Ford Focus III

5

4

VW Jetta

5

4

Chevrolet Malibu

4

1