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Insatisfação com Teles aumenta em 10 anos

06 mai 2013
PROTESTE questiona postura da Anatel, que omitiu parte negativa da pesquisa que reflete a má prestação de serviços e queixas nas entidades de consumidor.

A PROTESTE Associação de Consumidores avalia que a atitude da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que tentou esconder parte da pesquisa que mediu a satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações, não condiz com  a responsabilidade e obrigação que ela tem de transparência com informações de interesse do consumidor. Como a omissão dos dados, a pedido das Teles foi descoberta pela mídia, tiveram que ser divulgados os índices que apontam a piora na avaliação nos últimos 10 anos.

No último dia 24, a Associação enviou ofício à Agência solicitando esclarecimentos sobre a metodologia utilizada na pesquisa de avaliação dos serviços de telecomunicações pelos usuários. A dúvida era justamente como poderia ter avaliação positiva um setor campeão de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, principalmente pela má qualidade na prestação dos serviços.

Agora, os novos dados divulgados demonstram que o índice de satisfação caiu de 77,5% em 2002 para 60% no ano passado, no caso da telefonia móvel pré-paga. No pós-pago, a satisfação caiu de 71,4% para 53,7%. Nesse período, o número de linhas habilitadas saltou de 35 milhões para 262 milhões. Na telefonia fixa residencial, o índice geral de satisfação caiu de 72,1% para 58,9% em 10 anos. Na TV paga, a satisfação também caiu de 68,2% para 51,6% no período.