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PROTESTE e entidades enviam manifesto contra o adiamento de itens de segurança nos carros

17 dez 2013
Exigência de airbags e freios ABS deve ser definida hoje pelo governo.

A PROTESTE Associação de Consumidores enviou hoje (17) um manifesto para a presidente Dilma Rousseff pedindo para não adiar a exigência de airbags e freios ABS nos carros em 2014.

O manifesto, assinado por mais de vinte entidades da sociedade civil, alerta que o Brasil precisa de carros mais seguros, sem adiamentos, para preservar vidas.

Veja a íntegra do manifesto:

O Brasil precisa de carros mais seguros, sem adiamentos

 O Brasil precisa de carros mais seguros, para preservar vidas. É inaceitável, portanto, que o governo pretenda adiar a obrigatoriedade, a partir de janeiro próximo, de os veículos saírem de fábrica com airbag e freio ABS. Alegar aumentos de preços dos carros e eventual impacto inflacionário não convence ninguém.

 

Afinal, estamos no final de um processo. As normas 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceram, desde abril de 2009, as regras para implementação gradativa desses itens de segurança. O recuo do governo vai na contramão do que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU), em sua Década de Ação pelo Trânsito Seguro (2011-2020).

 

Os governos signatários se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir acidentes de trânsito. Certamente, não será adiando a obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS que isso será cumprido no Brasil.

 

Segurança veicular não é luxo. Estudos de segurança viária apresentam números alarmantes de mortes e feridos, são mais de 140 mortes e 1100 com invalidez permanente por dia.

 

Apelamos para que o governo não endosse esse retrocesso. A indústria automobilística brasileira já investiu para poder oferecer a mesma proteção que os consumidores têm em outras partes do mundo.

 

Os mais recentes testes de colisão do Latin NCAP mostram que os fabricantes de automóveis já podem produzir carros com mais segurança. Já há modelos que já obtiveram pontuação máxima em testes de colisão.

 

Não esqueçamos, por fim, que toda e qualquer decisão do governo deve estar alicerçada e em perfeita harmonia com:
 

  • A dignidade da pessoa humana; a inviolabilidade do direito à vida e à segurança;
  • A defesa do consumidor pelo Estado, inclusive como princípio da ordem econômica;
  • Saúde como dever do Estado e obrigação de instituição de medidas políticas sociais e econômicas que visem à redução de doenças e de outros agravos;
  • O interesse público e a qualidade de lei de ordem pública do Código de Defesa do Consumidor, o qual traz, dentre outras premissas, o dever de ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de segurança.

 

Por que mudar agora algo que vem sendo implantado há anos?

 

Não estamos cobrando nada demais, além do compromisso com a segurança veicular, com a vida e a integridade física dos cidadãos brasileiros.

 

Entidades que apoiam:

ABETRAN Associação Brasileira de Educação de Trânsito 

ABO – Associação Brasileira de Ouvidores

ABSV – Associação Brasileira para Segurança Veicular e Controle de Emissões

AMB – Associação Médica Brasileira

APETRANS – Associação Piauiense de Educação no Trânsito

APM – Associação Paulista de Medicina

Associação Saúde da Família

Brasilcon – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor

CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Criança Segura Safe Kids Brasil

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro

Fundação Thiago de Moraes – Vida Urgente

Instituto Ágora EPQV

 

Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito

 

IPTRAN – Instituto Paz no Trânsito

Latin NCAP – Programa de Avaliação de Carros novos

ONG Trânsito Amigo

ONSV – Observatório Nacional de Segurança Viária

PRC Cuidadores

PROTESTE Associação de Consumidores

PROCON-SP – Fundação PROCON-SP

Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro

 

UGT – União Geral dos Trabalhadores