#content#
PROTESTE lança Cartilha de Acidentes Domésticos Infantis
07 out 2013A PROTESTE Associação de Consumidores está lançando uma cartilha virtual de prevenção de acidentes domésticos infantis. No mês em que se comemora o Dia das Crianças, o objetivo é alertar os pais para adotar práticas prudenciais, como, por exemplo, guardar medicamentos e material de limpeza fora do alcance dos filhos pequenos.
Trata-se de um instrumento na mobilização em favor da saúde e da vida das crianças brasileiras, disponível no link: www.proteste.org.br/cartilhas
Isso é fundamental porque, conforme o Ministério da Saúde, os acidentes ou lesões não intencionais são as principais causas de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Ao todo, mais de cinco mil pequeninos morrem e cerca de 110 mil são hospitalizados anualmente.
Adotar medidas que reduzam ao máximo a exposição das crianças aos riscos domésticos, há que ficar atentos. Um momento de desatenção é suficiente para que um acidente ocorra. A informação é essencial para vencer problemas desta magnitude.
Preocupada com estas lamentáveis ocorrências, a PROTESTE tem-se empenhado há anos, por exemplo, num projeto-piloto de monitorização destes acidentes na cidade de São Paulo, na educação do cidadão e em campanhas como a que tem promovido contra o uso de álcool líquido, em parceria com a organização Criança Segura.
Estimativas mostram que, a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que geram, frequentemente, consequências emocionais, sociais e financeiras à família e à sociedade. Estudos apontam, entretanto, que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes preventivas.
A falta de informação e de infraestrutura adequada nos espaços de lazer, creches, escolas, e outros fatores, como pobreza, mães solteiras e jovens, baixo nível de educação materna, habitações precárias e famílias numerosas estão associados ao aumento do risco de acidentes infantis.
Na cartilha são dadas orientações desde como escolher móveis e decoração, como manter seguras as instalações elétricas e eletrodomésticos, janelas, escadas e corredores, até os cuidados com plantas tóxicas, medicamentos e materiais de limpeza; áreas externas e de lazer; plantas tóxicas; segurança de produtos potencialmente tóxicos; brinquedos seguros; casa segura; primeiros socorros; prevenção em prol das crianças e a legislação.