A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

PROTESTE lança Cartilha de Acidentes Domésticos Infantis

07 out 2013

A PROTESTE Associação de Consumidores está lançando uma cartilha virtual de prevenção de acidentes domésticos infantis. No mês em que se comemora o Dia das Crianças, o objetivo é alertar os pais para adotar práticas prudenciais, como, por exemplo, guardar medicamentos e material de limpeza fora do alcance dos filhos pequenos.

Trata-se de um instrumento na mobilização em favor da saúde e da vida das crianças brasileiras, disponível no link: www.proteste.org.br/cartilhas

Isso é fundamental porque, conforme o Ministério da Saúde, os acidentes ou lesões não intencionais são as principais causas de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Ao todo, mais de cinco mil pequeninos morrem e cerca de 110 mil são hospitalizados anualmente.

Adotar medidas que reduzam ao máximo a exposição das crianças aos riscos domésticos, há que ficar atentos. Um momento de desatenção é suficiente para que um acidente ocorra. A informação é essencial para vencer problemas desta magnitude.

Preocupada com estas lamentáveis ocorrências, a PROTESTE tem-se empenhado há anos, por exemplo, num projeto-piloto de monitorização destes acidentes na cidade de São Paulo, na educação do cidadão e em campanhas como a que tem promovido contra o uso de álcool líquido, em parceria com a organização Criança Segura.

Estimativas mostram que, a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que geram, frequentemente, consequências emocionais, sociais e financeiras à família e à sociedade. Estudos apontam, entretanto, que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes preventivas.

A falta de informação e de infraestrutura adequada nos espaços de lazer, creches, escolas, e outros fatores, como pobreza, mães solteiras e jovens, baixo nível de educação materna, habitações precárias e famílias numerosas estão associados ao aumento do risco de acidentes infantis.

Na cartilha são dadas orientações desde como escolher móveis e decoração, como manter seguras as instalações elétricas e eletrodomésticos, janelas, escadas e corredores, até os cuidados com plantas tóxicas, medicamentos e materiais de limpeza; áreas externas e de lazer; plantas tóxicas; segurança de produtos potencialmente tóxicos; brinquedos seguros; casa segura; primeiros socorros; prevenção em prol das crianças e a legislação.