#content#
PROTESTE lança Cartilha de Verão com dicas de saúde e relações de consumo
16 dez 2013Uma das estações mais aguardadas no ano, o verão costuma ser sinônimo de férias, praia, viagem com a família. Para que o tão sonhado descanso ocorra como o planejado, é importante tomar certas precauções para usufruir desse período com saúde e tranquilidade.
Por isso, a PROTESTE Associação de Consumidores está lançando a Cartilha de Verão. Ela pode ser baixada no site: www.proteste.org.br/cartilhas. Proteger a pele, os olhos, os cabelos, hidratar o corpo e ficar atento a contratos e preços são boas práticas também no verão.
A publicação reúne informações sobre as mais variadas áreas de interesse em um veraneio de curta ou longa duração. Além das questões referentes à saúde e segurança, a cartilha aborda as relações de consumo, como aluguel de imóveis por temporada, dicas nas liquidações, e compra de produtos como protetores solares e óculos de sol.
Uma recomendação especial da PROTESTE: que somente os termômetros subam para que se aproveite a praia, a serra ou o interior. "Não há motivo para que veranistas sejam escalpelados por prestadores de serviços", alerta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.
Há dicas para proteger as crianças de afogamentos, como evitar as intoxicações alimentares e as mordidas de insetos nas atividades ao ar livre. E mostra o que fazer ao se deparar com uma enchente.
Defender os direitos e não aceitar preços extorsivos são apenas algumas das dicas para aproveitar bem este período, e descansar bem para enfrentar as rotinas profissionais e pessoais no novo ano.
Para quem vai curtir a praia, o recomendável é se prevenir e levar de casa frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Nada melhor do que usar e abusar das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate, cenoura, salsão, etc. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica.
Em praias, piscinas e rios é preciso redobrar a atenção para evitar riscos de acidentes e afogamentos, principalmente com crianças por perto. Elas devem ser sempre avisadas sobre os riscos que correm se forem para a água sem cuidados prévios. É papel dos pais e responsáveis pelos menores conversar e orientar sobre os perigos de uma atividade sem segurança.