A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Alimentos

Américas: medidas históricas para combater a obesidade infantil

06 out 2014
Governos da América Latina, Estados Unidos e Canadá adotaram um plano de cinco anos para combater a obesidade infantil, que visa reduzir o consumo de junk food e bebidas açucaradas.
A Consumers International (CI), a federação global de organizações de consumidores, da qual a PROTESTE Associação de Consumidores faz parte, congratula-se com a importante decisão tomada por todos os países da América Latina, uma região onde o excesso de peso e a obesidade atingem de 20% a 25% das pessoas com menos de 19 anos, de acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). 

A decisão adotada pelo Conselho Diretor da OPAS, reunida em Washington, inclui, entre outras, as seguintes medidas:

  • Impostos e restrições à comercialização de junk food;
  • Promoção do aleitamento materno;
  • Alimentos mais saudáveis e mais atividade física nas escolas;
  • Aumento do acesso aos espaços de lazer e alimentos nutritivos. 

Ao aprovar o plano de ação, os ministros da saúde instou a OPAS para apoiar os seus esforços para implementar o plano. Para este fim, a organização deve fornecer:

  • Informações com base em evidências científicas para a formulação de novas políticas e regulamentos;
  • Orientações sobre os programas de alimentação pré-escolares e escolares;
  • Orientações sobre alimentos e bebidas vendidas nas escolas;
  • Suporte para medir mudanças nas taxas de sobrepeso e obesidade no país.


"A CI e as organizações-membros têm lutado há pelo menos duas décadas de luta contra a junk food e publicidade para crianças. Este Plano da OPAS é um avanço, e é um fato que não estamos sozinhos nesta luta",
disse Juan Trimboli, diretor da Consumers International para a América Latina e Caribe. No entanto, "temos de agir com rapidez e eficiência. A epidemia da obesidade infantil não pode ser estendido ainda mais", disse ele.