A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Alimentos

Guia da PROTESTE ajuda a manter alimentação saudável

18 mar 2014
Veja como o consumidor pode fazer sua parte para uma alimentação segura.

A PROTESTE Associação de Consumidores elaborou um guia para ajudar o consumidor a fazer escolhas conscientes no que diz respeito à sua alimentação. O guia pode ser solicitado gratuitamente pelo telefone 0800 725 0304 ou pelo link: www.saberoquecomer.com.br/?utm_source=Press%20Release&utm_medium=Lobby&utm_campaign=Promoguide

A publicação de 24 páginas trata de questões sobre como se prevenir dos riscos e ameaças; a importância de manter a higiene na cozinha. Informa quais são os órgãos de controle da segurança dos alimentos e o que fazer em caso de intoxicações alimentares.

O Guia alerta, por exemplo, que a ingestão de alimentos em más condições pode produzir diversos problemas. Os mais comuns levam a sintomas gastrintestinais: vômitos, diarreia e dores abdominais. Mas não são os únicos. Podem surgir, ainda, fraqueza, dores musculares, paralisia muscular ou, até mesmo aborto.

Uma bactéria é capaz de dividir-se em duas a cada 20 minutos. E cada nova bactéria que se dividiu, dá origem a mais outras duas. Assim, em apenas 12 horas, um alimento contaminado adquire um número altíssimo de bactérias: 69 milhões a partir de uma só intrusa! Para evitar que uma bactéria patogênica cause problemas, é preciso garantir uma higiene impecável e submeter os alimentos a temperaturas que impeçam a proliferação ou destruam os micro-organismos.

Basta ler os rótulos dos alimentos que fazem parte da nossa dieta para perceber que são poucos os que são livres de aditivos. O Guia mostra quem garante a segurança dos aditivos e como se prevenir, controlando a dieta.

A PROTESTE, toda vez que detecta produtos alimentícios que representem riscos à integridade dos consumidores, divulga essa informação e alerta as autoridades responsáveis.

Luta, também, pela rotulagem adequada dos produtos, para que os cidadãos tenham mais informações. Também postula que sejam indicados os preços por litro e quilo, a fim de que os cidadãos possam comparar preços nos supermercados e quitandas.

A entidade obteve vitórias consideráveis em questões como o uso do benzeno, substância cancerígena, em refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos. Fabricantes assinaram termo de ajustamento de conduta, pelo qual se comprometeram a reduzir a quantidade de benzeno nas bebidas para o mesmo nível de tolerância estabelecido para a água potável.

Outra luta que assumiu como primordial é a contra a obesidade infantil e adolescente, que se torna mais grave devido à ingestão de lanches, doces e refrigerante com baixo valor nutricional. A entidade não esmorece até obter avanços que considera essenciais. Mas o consumidor também pode fazer sua parte, a partir de mais informações sobre o que comer para uma alimentação segura.