A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Produtos

Liquidificadores ainda precisam melhorar

04 ago 2014
Teste da PROTESTE mostrou falhas na avaliação de desempenho, barulho demais e risco em modelos que funcionam sem o copo acoplado.
A PROTESTE Associação de Consumidores testou 12 liquidificadores e constatou que oito deles funcionam sem a presença do copo. Isso possibilita que o dispositivo do motor gire e cause danos leves na mão de um usuário desprevenido, tendo isto em vista sugerimos uma melhoria nos produtos fabricados, impedindo que produtos não funcionem sem o copo acoplado. 


Para melhorar a questão do funcionamento do motor sem o copo acoplado, a PROTESTE solicitou ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) uma revisão da norma de segurança atual para exigir que os liquidificadores domésticos tenham uma trava de segurança, a exemplo do que os industriais já apresentam.

Precisam melhorar para que os aparelhos só funcionem com o copo acoplado ou que desliguem automaticamente, caso ele seja removido, os modelos Philips Walita RI2160; Arno Faciclic LN30; Britânia Diamante Black Filter; Arno Faciclic Top LN32; Mondial Power 2 NL-22; Britânia Diamante Classic Filter; Mondial Eletronic Filter L-61 e Mondial Vitamaxis 3 L-31. Apenas os modelos Philips RI2081, Cadence LIQ800 e LIQ801 e Electrolux Powermix não funcionaram sem o copo.

Nem todos os modelos avaliados se saíram bem quanto ao desempenho e, além de continuarem barulhentos, não apresentam uma grande variedade de recursos. Mas assim como no teste realizado anteriormente, todos os aparelhos continuam seguros em relação a riscos de choque elétrico, fuga de corrente ou curto-circuito.

Todos os modelos avaliados atingem mais de 85 decibéis, e a PROTESTE julga aceitável o nível de 75 decibéis para eletrodomésticos. Outro problema ainda recorrente é o transbordo (vazamento do líquido do copo). Três modelos foram considerados muito ruins: Mondial Vitamaxis e Arno Faciclic LN30 e LN32. Já na avaliação de resistência, somente o Britânia Diamante Classic Filter não resistiu ao cair de uma altura de 70 cm.

Para a avaliação final dos produtos foi levada apenas em consideração a segurança elétrica. O teste foi feito com nove modelos de liquidificadores com filtro e três sem filtro, e avaliou a segurança elétrica, desempenho, manual de instruções, facilidade de uso e resistência à queda, entre outros itens.