#content#
Saúde
Problemas financeiros afetam mais saúde dos brasileiros do que de europeus
19 fev 2014Os brasileiros apresentam mais sintomas de doenças decorrentes de problemas financeiros do que os europeus, que enfrentam aguda crise econômica. É o que constata pesquisa feita por entidades de defesa do consumidor em cinco países, divulgada pela PROTESTE Associação de Consumidores.
No Brasil, a saúde das pessoas é mais afetada do que a dos belgas, italianos, portugueses e espanhóis que têm dificuldades financeiras: problemas para dormir (24%), ansiedade (32%), irritabilidade (24%) e dor de cabeça (17%).
O levantamento, feito em setembro do ano passado e divulgado agora, mostra que, em situação financeira desfavorável, por aqui são consumidos mais ansiolíticos e antidepressivos (30%) do que nos países europeus pesquisados – o percentual só é maior em Portugal (33%). A incidência do uso desses medicamentos ficou em 29% na Espanha, 18% na Itália e 17% na Bélgica.
A boa notícia é que a confiança nas entidades de defesa do consumidor se mantém elevada nas situações de crise financeira e endividamento. O Brasil lidera esse quesito, com 69,7%, seguido de Portugal, com 67,8%. Esses dados foram apresentados por Ivo Mechels, diretor de Relações Institucionais e Imprensa da Test-Achats, na inauguração da nova sede da PROTESTE, em São Paulo.
A Test-Achats é uma organização belga de consumidores que colabora com diferentes organizações independentes na Europa (Itália, Espanha, Portugal) e no Brasil. Ivo Mechels coordena as políticas públicas e de comunicação nos diferentes países.
Mechels participou da solenidade de inauguração da sede própria da PROTESTE em São Paulo, na Rua Machado Bittencourt, 361, 6º andar, na Vila Clementino.