A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Alimentos

PROTESTE encontra irregularidades em suplementos para atletas

24 jan 2014
Apenas seis marcas apresentaram resultados aceitáveis. Associação pediu retirada dos produtos irregulares do mercado e adequação das rotulagens.
A PROTESTE Associação de Consumidores testou 20 suplementos proteicos para atletas do tipo Whey Protein e constatou que apenas seis produtos trazem os valores corretos de proteína e carboidrato em seus rótulos. Cinco deles têm menos proteínas, treze mais carboidrato e um menos carboidrato do que os indicados nas embalagens.

As maiores variações foram encontradas no Four Whey Protein – (Suplemente - Alimentação Avançada), que contém 844% a mais de carboidrato e 34% a menos de proteína. O Triple Matrix Whey NO (Body Action) tem 320% a mais de carboidrato e 43% a menos de proteína, e o Extreme Whey Protein (Solaris Sports Nutrition) tem 288% a mais de carboidrato e 30% a menos de proteína.

A legislação permite uma variação de 20% para mais ou para menos nas quantidades dos nutrientes declarados no rótulo. Ainda assim, os 14 produtos reprovados estão fora dos parâmetros legais.

O suplemento 100% Whey Gold Standard (Optimun Nutrition) se saiu bem na análise laboratorial, mas não traz em seu rótulo a frase: “Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico”, o que contrataria a determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A ausência da frase também foi encontrada nas embalagens das marcas Elite/Whey Protein Isolate (Dymatize Nutrition), Four Whey Protein (Suplemente - Alimentação Avançada), Isofort/Whey Protein Isolate (Vitafor) e 100% Whey Xtreme (X-Pharma).

As cinco marcas bem avaliadas todos os itens foram: Top Whey 3W (Max Titanium), 100% Pure Whey (Probiótica), Isofusion (Gaspari Nutrition), Whey Protein Isolate (Now Sports) e 100% Whey Fuel (Twinlab).

Foram analisados os rótulos dos suplementos para checar se constavam as informações obrigatórias por lei em alimentos para atletas. E no laboratório, os teores de proteína e carboidrato, comparados com os valores indicados nas embalagens dos produtos.

Embora não traga riscos à saúde, as alterações na composição nutricional podem fazer com que o atleta não alcance o resultado esperado, principalmente se sua dieta estiver calculada em função dos valores nutricionais fornecidos no rótulo.

Por isso, a PROTESTE enviou os resultados do teste à Anvisa e às Vigilâncias Sanitárias do Rio de Janeiro e São Paulo, pedindo a retirada dos produtos irregulares do mercado. E também enviou ofício aos Procons das duas cidades, pedindo a abertura de procedimento administrativo para adequação das rotulagens.

Veja abaixo a relação dos suplementos testados:

Produto

Marca

3W/ Triple Matrix Whey NO

Body Action

Elite/ Whey Protein Isolate

Dymatize Nutrition

Top Whey 3W

Max Titanium

Maximum Whey

MHP - Maximum Human Performance

100% Whey Protein

Neonutri Suplemento Alimentar

100% Whey Gold Standard

Optimum Nutrition

Bio Whey Protein

Performance Science Nutrition

Extreme Whey Protein

Solaris Sports Nutrition

Ultra Whey Pro

Universal Nutrition

Four Whey Protein

Suplemente - Alimentação Avançada

100% Pure Whey

Probiótica

Isofort/Whey Protein Isolate

Vitafor

Iso Whey V3 Age

Nutrilatina

Isofusion / Premiun Whey Isolate

Gaspari Nutrition

Whey Protein Isolate

Now Sports

Designer/ Whey Protein

DNA - Design Nutrição Avançada

100% Whey Fuel

Twinlab

100% Whey Xtreme

X-Pharma

Iso Tech/ Whey Protein

Atlhetica

Isofast/ Ultra-Fast Whey Protein Isolate

MHP - Maximum Human Performance