A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Outros Serviços

PROTESTE está com inscrições abertas para curso de prática jurídica e social na Defesa do Consumidor

31 mar 2014
Destinado a profissionais e estudantes de Direito e Economia, o curso gratuito será ministrado por renomados juristas em SP.
A PROTESTE Associação de Consumidores está com inscrições abertas para o curso de Direito do Consumidor com foco na atuação prática, jurídica e social na Defesa do Consumidor. Destinado a profissionais e estudantes de Direito, Economia e áreas de interesse do tema, o curso tem carga horária de 12 horas e é gratuito. As vagas são limitadas e serão fornecidos certificados. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected] enquanto durarem as vagas. Serão 5 módulos onde especialistas brasileiros irão expor sobre a atuação prática das entidades civis, Procons, Ministério Público e Judiciário na busca da aplicabilidade e efetividade da defesa do consumidor.

As aulas serão ministradas no auditório da PROTESTE em São Paulo (Rua Machado Bittencourt, nº 361, Térreo – Vila Clementino), por renomados juristas da área de Direito do Consumidor. As aulas serão sempre às quartas-feiras à noite, no período de 7 de maio a 4 de junho. 

A aula inaugural será no dia 7 de maio, às 19 horas, com exposição de José Geraldo Brito Filomeno que é advogado, consultor jurídico, professor de Direito do Consumidor e procurador de justiça aposentado. Na sequência, Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE, falará sobre a atuação das entidades civis de Defesa do Consumidor. 

O segundo módulo do curso, em 14 de maio, abordará as práticas de atuação dos Procons. Na terceira semana, em 21 de maio, o tema será a atuação do Ministério Público para garantir os interesses coletivos dos consumidores em âmbito Estadual e Federal. 

Na penúltima semana do curso, em 28 de maio, caberá a Leandro Caldeira Nava, vice-presidente da Comissão Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), falar sobre a representação do consumidor nas ações judiciais. Na sequência, Bruno Boris, professor do grupo de estudos das relações de consumo do Mackenzie e do curso de pós-graduação em Direito do Consumidor da LFG, falará sobre a representação dos fornecedores nas ações judiciais. 

A jurisprudência brasileira aplicada aos Direitos do Consumidor será o tema do último módulo do curso, em 4 de junho, que terá palestra de José Cretella Neto, advogado, mestre, doutor e livre-docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).