A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Outros Serviços

PROTESTE integra a Consumare, nova entidade que reúne oito países

12 mai 2014
Objetivo é fortalecer a Defesa do Consumidor em países e territórios de língua oficial portuguesa e aumentar a participação cidadã.
A PROTESTE Associação de Consumidores passou a integrar a recém-criada entidade Consumare. Trata-se de uma organização internacional de associações de consumidores de países, territórios e regiões administrativas de língua oficial portuguesa, ou com acordos especiais no domínio da preservação da língua portuguesa como património histórico e cultural. 

A Consumare nasceu da vontade expressa de várias associações de Defesa do Consumidor, unidas por laços culturais e históricos, tendo como objetivo estratégico promover, desenvolver, fomentar e apoiar a defesa dos direitos dos consumidores nos diferentes países que constituem a organização, bem como a cooperação em diferentes atividades respeitantes à promoção da defesa dos consumidores.

São associados da Consumare, além da PROTESTE, as seguintes organizações de consumidores de língua portuguesa: 

  • Angola – FAAQ – Federação Angolana de Associações de Consumidores;
  • Cabo Verde – ADECO - Associação Para a Defesa do Consumidor;
  • Guiné-Bissau – ACOBES - Associação do Consumidor de Bens e Serviços;
  • Macau – Conselho de Consumidores de Macau;
  • Moçambique – PROCONSUMERS – Associação para o Estudo e Defesa do Consumidor; 
  • Portugal – DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor; 
  • S. Tomé e Príncipe – ASDECO – Associação São Tomense de Defesa do Consumidor.

Na Assembleia Geral realizada no dia 7 de Maio, foram aprovados os dirigentes para o biênio 2014-2016 e o programa de atividades. A PROTESTE foi representada na assembleia pelo presidente do Conselho diretor da entidade, Cláudio Considera. Ele destacou que o trabalho da nova associação permitirá “dar uma contribuição grande para os outros países de língua portuguesa e aprender também com eles”.

A Consumare pretende ajudar a fortalecer a defesa do consumidor nestes países e territórios de língua oficial portuguesa e aumentar a participação cidadã. O site da entidade é www.consumare.org.

A Consumare terá como instrumento de aproximação entre os associados um sítio aberto a todos que pretendam obter informação, partilha e troca de legislação, além de atividades, projetos e estudos sobre as temáticas respeitantes à defesa dos consumidores, nos diferentes países.