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Alimentos

Brasília foi a vilã de preços em pesquisa de supermercado da PROTESTE

19 set 2016

Mas sabendo pesquisar economia anual pode chegar a R$ 1.191,34


Brasília  foi a vilã de preços médios entre as 23 cidades pesquisadas pela PROTESTE Associação de Consumidores no 12º levantamento anual de supermercados. A variação de preços em um ano para a mesma cesta de produtos atingiu 22%.

A compra de supermercado no Distrito Federal  para quem não abre mão de produtos de marca sai 29% mais cara  que no Pará, onde foi encontrado o menor preço médio para a cesta de 104 itens. 

Em média, o consumidor de Brasília desembolsou R$ 550,64  na compra dos 104 produtos da cesta composta de produtos de marcas líderes. E  em Belém, onde foram encontrados os menores preços,  o consumidor precisou de R$ 429,25 para adquirir os mesmos produtos.

Mas o consumidor que souber pesquisar pode economizar até R$ 1.191,34 no ano em Brasília. Essa economia ocorrerá se optar por comprar os produtos da cesta com 104 itens de produtos de marcas líderes, no Makro – SAI Trecho, 7, ao invés do supermercado  Big Box, SHIN CA 01, Bloco B, lojas 82/87.

No caso da cesta  com 90 itens, sem marca definida, a economia anual é um pouco menor: R$ 1.111,20. Essa economia ocorrerá se optar por comprar os produtos da Cesta 2, no Big Box da EQN 402/403, 910,  ao invés do Oba da CLN 309, bloco B. 

Vantagem do atacado

Neste período de inflação elevada, a pesquisa de preços pode fazer toda a diferença para  a compra pesar menos no orçamento. A PROTESTE foi a 1.388 estabelecimentos, de 23 cidades brasileiras em 16 estados e mais o Distrito Federal, para levantar  a situação. As redes de lojas de atacado (Makro e Atacadão)  são as que oferecem preços mais em conta em 14 cidades.

Para escolher o estabelecimento que ofereça melhores preços, conforme o perfil de consumo, há um simulador no site da PROTESTE: http://www.proteste.org.br/suas-contas/supermercado/simulador/guia-de-supermercado#

. Ele ajuda a pesquisar os custos da cesta em várias lojas antes de sair para a compra.

Pesquisar antes de fazer a compra do mês é fundamental. A variação de preços de uma cidade, dependendo do ponto de venda, pode ser muito grande, até em supermercados de uma mesma rede. Por isso, às vezes, vale a pena atravessar a rua e conferir o preço em outro local antes de fazer as compras.

No caso de Brasília, por exemplo, foi constatado que a compra sai 12% mais barata no Walmart localizado na SAI trecho 16, em relação ao Super Adega situado no trecho 12. 

As diferenças de preços para os mesmos produtos são grandes. Em Brasília, foi constatada diferença de 128% para a pacote de 1 quilo do feijão carioca, tipo 1. Foi encontrado por R$  4,38 em um local, e por R$ 9,98 noutro mercado. E o pacote de de 1 quilo de sal grosso para churrasco Cisne custava R$ 1,98 num local e R$ 3,99 noutro mercado, uma diferença de 102%.

Na comparação entre as lojas mais baratas para a Cesta 1, com produtos de marcas líderes, das 23 cidades pesquisadas, constataram-se as melhores ofertas de preços em:

Belém – Atacadão da BR Rod. Augusto Montenegro, s/n, km 11;

Belo Horizonte –   Makro, da Rodovia BR 262, nº 20.900;
Brasília –  Makro, loja situada no SAI Trecho 7;
Campinas – Makro, loja da Rodovia Dom Pedro I, s/nº, no Km 139;

Campo Grande – Atacadão, loja da Av. Costa e Silva,1525;
Curitiba – Makro, loja da Avenida Presidente Wenceslau Brás, 1046;
Florianópolis –  Comper, loja situada na Rua Elesbão Pinto da Luz, 1183;
Fortaleza – Makro, loja situada na Av. Alberto Craveiro, 507;
Goiânia – Makro, loja situado na Av. Perimetral Norte, 3231;
Guarulhos –  Assaí,  loja da Rua Nossa Senhora Mãe dos Homens, 1258;
Jaboatão dos Guararapes –  Todo Dia, Rua Silvino Macedo, 70;

João Pessoa – Atacadão, Loja da R. Doutor Manoel Lopes de Carvalho s/nº
Natal –  Atacadão, Loja  da Av. Doutor João Medeiros Filho, 778;

Niterói – Assaí, loja da Rua Benjamin Constant, 263;

Olinda –  Tropical, loja da Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, 2746;
Porto Alegre – Carrefour, loja da Rua Albion, 99;
Recife – Todo Dia –  Loja da Estrada dos Remédios, 162;
Rio de Janeiro –  Assaí, loja da Estrada de Jacarepaguá,7753

Salvador – Atakarejo, loja  da Av. Octávio Mangabeira, s/nº;

São Luis – Mateus – Rua Carolina, s/nº;
São Paulo – Assaí, loja  da Av. Prof. Francisco Morato, 4367;
Vila Velha –  Atacadão, loja da Rod. Darly Santos, 4393;
Vitória –  Makro, loja da Rod. BR101;

Confira a economia em todos os Estados pesquisados

Cidade

Economia Anual
Cesta 1

Economia Anual

Cesta 2

Belém

R$ 706,10

R$ 1.059,35

Belo Horizonte

R$ 1.459,16

R$ 1.607,75

Brasília

R$ 1.191,34

R$ 1.111,20

Campinas

R$ 1.709,45

R$ 1.691,77

Campo Grande

R$ 1.318,52

R$ 1.218,42

Curitiba

R$ 1.454,84

R$ 1.320,60

Florianópolis

R$ 1.742,15

R$ 1.741,30

Fortaleza

R$ 930,16

R$ 994,84

Goiânia

R$ 1.631,26

R$ 1.212,42

Guarulhos

R$ 957,90

R$ 817,63

Jaboatão dos Guararapes

R$ 208,30

R$ 751,56

João Pessoa

R$ 1.268,92

R$ 1.639,39

Natal

R$ 1.179,17

R$ 1.538,75

Niterói

R$ 1.504,46

R$ 1.460,23

Olinda

R$ 417,42

R$ 840,59

Porto Alegre

R$ 902,05

R$ 985,07

Recife

R$ 727,87

R$ 744,48

Rio de Janeiro

R$ 2.025,46

R$ 2.471,56

Salvador

R$ 1.952,84

R$ 2.177,06

São Luís

R$ 809,99

R$ 1.118,14

São Paulo

R$ 2.032,45

R$ 2.271,02

Vila Velha

R$ 1.449,61

R$ 1.694,90

Vitória

R$ 1.384,49

R$ 1.246,34


Metodologia

Foram simuladas duas cestas de compras, que equivalem a dois perfis de consumidor: uma com produtos de marca, de 104 itens, e outra sem marca (sem carne, frutas e legumes), com menores preços, de 90 itens. Os pesquisadores agiram como consumidores à procura do menor preço, evitando os dias de promoções de alguns setores. O objetivo da PROTESTE é ajudar a economizar, pois o brasileiro gasta um terço do orçamento doméstico nas compras em supermercados.

 Foram comparados os pontos de venda visitados para apontar o supermercado mais barato. E, tomando esse local por base, a indicação de quanto os demais são mais caros. A lista não traz os preços por produtos. Em vez de simplesmente citar preços, as tabelas mostram a comparação entre os estabelecimentos visitados: o ponto de venda mais barato recebe o índice 100; os demais, o índice proporcional ao custo de suas respectivas cestas. Com essa metodologia, foi possível ainda comparar as redes de supermercados, hipermercados, hard discount e lojas de conveniência.

Para calcular o custo de cada cesta, foi feita uma ponderação, levando em conta o peso de cada produto nos hábitos de consumo do brasileiro. Isso porque os produtos têm importâncias diferentes de consumo. As lojas mais bem classificadas são as que vendem mais barato os produtos mais consumidos.