A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Confira se há lentidão na sua internet móvel

24 ago 2016
Brasil está mal colocado na comparação entre países. Aplicativo gratuito da PROTESTE aponta se a qualidade do serviço é diferente do prometido.

No Brasil, a velocidade média da internet móvel em redes 2G, 3G e 4G é de 2,5 megabits por segundo (Mbps), o que levou o país a ocupar a última posição nas medições realizadas pelo aplicativo lançado pela PROTESTE Associação de Consumidores na comparação com Bélgica, Espanha, Itália e Portugal. Foram feitas 9.649 medições no Brasil.

O aplicativo gratuito ajuda a conferir a qualidade do serviço recebido. Basta acessar www.testesuaconexao.com.br para baixar o aplicativo e conferir a velocidade de sua internet móvel. O programa permite que o consumidor acompanhe a velocidade de conexão obtida e a qualidade do serviço em todo o País.

Ao usar o aplicativo, além de descobrir a velocidade da internet na área de uso, o consumidor ainda contribui para a criação de um mapa com a cobertura real da velocidade das redes móveis em todo o Brasil. Dessa forma, quanto mais pessoas aderirem à proposta, mais haverá informações reais sobre o nível de qualidade da conexão móvel por todo o País. Um mapa dá uma visão global da qualidade das redes móveis de todas as operadoras nacionais.

A qualidade do serviço que se utiliza é bem diferente do que é prometido pela operadora. Com base na cobertura e na velocidade da conexão nos locais que mais se frequenta, será possível identificar qual operadora atende melhor às necessidades de cada perfil de usuário.

Sempre que as prestadoras de telefonia celular oferecem serviços de conexão à internet, elas têm que respeitar os padrões mínimos de qualidade definidos na regulamentação. O problema é que nos contratos, as principais operadoras fixam velocidades baixas, incompatíveis com a tecnologia utilizada no 3G e 4G e usam a palavra até tal velocidade, para se isentar de cumprir o limite ofertado.

Na TIM e na Vivo, aparece no contrato padrão do 3G, velocidade de conexão disponível para baixar arquivos da internet (download) de até 1,0 Mbps (um e meio megabit por segundo) e para enviar arquivos para internet (upload) de até 100 Kbps (cem kilobits por segundo). E para o 4G, velocidade de conexão disponível para download de até 5 Mbps (cinco megabits por segundo) e para upload de até 500 Kbps (quinhentos kilobits por segundo).

Na Claro e Oi, por exemplo, é estabelecido em contrato para a internet móvel que a velocidade de referência de conexão disponível no acesso é de até 1 Mbps para download e 128 Kbps para upload para navegação da rede 3G. Para a rede 4G, a velocidade de conexão é de até 5 Mbps para download e 512 kbps para upload.