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Telecomunicações

Trocar plano de celular pode custar R$ 1,8 mil menos no Rio de Janeiro e R$ 1,4 mil em São Paulo

28 jun 2016
Levantamento foi feito pela PROTESTE levando em conta diferentes perfis de uso da internet e de ligações nas seis principais operadoras do País.
Se você se preocupa em não ter fatura de celular salgada no fim do mês, precisa seguir as dicas da PROTESTE Associação de Consumidores, que fez um estudo comparativo das seis principais operadoras e constatou a possibilidade de economizar ate R$ 1,8 mil ao ano, no Rio de Janeiro, e R$ 1,4 mil, em São Paulo, na troca dos planos mais caros pelos mais em conta. 


Estas economias foram detectadas para o perfil superconectado, que simula o uso de pelo menos 350 minutos e 6GB de internet no mês. No caso do Rio, se o consumidor trocar o plano da Vivo SmartVivo Pós de 7GB e 600 minutos de voz, pelo plano pós 6GB da TIM, com mil minutos para ligações, deixará de gastar R$ 1.811,88 no ano. O plano da TIM custa R$ 139 por mês e o da Vivo R$ 289,99. Mas o levantamento não leva em conta a qualidade dos serviços prestados.

Definir o perfil de uso e pesquisar entre os planos oferecidos pelas operadoras é a palavra de ordem. Em São Paulo, por exemplo, para o mesmo perfil de quem liga muito e usa bastante a internet, a economia de R$ 1.451,88 no ano ocorrerá se trocar o plano da Vivo nas mesmas condições oferecidas no Rio, pelo plano da TIM que, apesar de ser igual ao do Rio, tem um custo mensal mais elevado: R$ 169.

A economia anual em Brasília, Porto Alegre e Salvador pode chegar a R$ 709 para o perfil conectado, que estima o uso de pelo menos 150 minutos de voz e 3 GB de internet no mês.

O estudo da PROTESTE envolveu a análise dos planos pré-pagos, pós-pagos e controle das seis principais operadoras nacionais (Claro, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM e Vivo). Houve simulações também para o perfil pouco conectado, em que a pessoa usa pelo menos 50 minutos de ligações e pacote de dados de 1GB. Foram levantados valores para Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Salvador.

A PROTESTE orienta a verificar se o perfil de gasto é adequado ao plano contratado e levantar todas as possibilidades de pagar mais barato pelos mesmos serviços. No site da Associação (www.proteste.org.br/tarifasdecelular) há um simulador para ajudar a fazer as contas dos gastos e encontrar a melhor opção para o bolso.

As ofertas são variadas, por isso, é preciso atenção na hora de contratar o novo serviço. Sempre é bom perguntar o que exatamente é ofertado, por quanto tempo, quando expira o prazo de uso, se exige o vínculo de outros serviços, e se a adesão à promoção significa período de fidelização. Atenção quanto ao período "preso" à operadora, principalmente se envolver a Oi que está com pedido de recuperação judicial.