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Alimentos

Em Natal, economia anual de R$ 1,5 mil em supermercado, constata PROTESTE

19 set 2016
Pesquisar é a saída diante da elevação de 12% nos preços em um ano

O consumidor que souber pesquisar pode economizar  anualmente até R$ 1.538,75 em Natal, apontou o 12º  levantamento anual de preços dos supermercados brasileiros realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores. Essa economia ocorrerá se optar por comprar os produtos da cesta com 90 itens de produtos de marcas mais baratas, no Atacadão da Av.  Dr. João Medeiros Filho, 778,  ao invés do Souza e Melo da Rua Manoel Miranda , 2593.

No caso da cesta  com 104 itens, para quem não abre mão de marcas líderes, a economia anual é um pouco menor: R$ 1.179,17. Essa economia ocorrerá se optar por comprar os produtos dessa Cesta 1, no Atacadão  da Av Dr João Medeiros Filho, 778,  ao invés do Super Avelino, da Rua Serra Araguaia, 1070. 

Para escolher o lugar que ofereça melhores preços, conforme o perfil de consumo há um simulador disponível no site PROTESTEhttp://www.proteste.org.br/suas-contas/supermercado/simulador/guia-de-supermercado#

  Ele ajuda a pesquisar os custos da cesta em vários estabelecimentos antes de sair para a compra.

Brasília teve a cesta mais cara

Brasília  foi a vilã de preços médios entre as 23 cidades pesquisadas. A variação de preços em um ano para a mesma cesta de produtos atingiu 22%. A compra de supermercado no Distrito Federal  para quem não abre mão de produtos de marca sai 29% mais cara  que no Pará, onde foi encontrado o menor preço médio para a cesta de 104 itens. Em Natal a cesta com produtos líderes de venda ficou 12% mais cara em um ano. E a cesta2 subiu 11%.

Em média, o consumidor de Natal  desembolsou R$ 486,42  na compra dos 104 produtos da cesta composta de produtos de marcas líderes. E  em Belém, onde foram encontrados os menores preços,  o consumidor precisou de R$ 429,25 para adquirir os mesmos produtos.

Foram pesquisados 1.388 estabelecimentos, de 23 cidades brasileiras em 16 estados, além do Distrito Federal. O Ceará foi o Estado com menor variação dos preços em relação ao ano passado, entre os pesquisados (7%).  Este ano 3 novas cidades entraram na pesquisa: Campo Grande, São Luís e Belém.

Fazem parte da pesquisa: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Maranhão, Minas gerais, Mato grosso do sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, que respondem por 95% do faturamento de supermercados de todo o país.

Pesquisar antes de fazer a compra do mês é fundamental. A variação de preços de uma cidade, dependendo do ponto de venda, pode ser muito grande, até em supermercados de uma mesma rede. Por isso, às vezes vale a pena atravessar a rua e conferir o preço em outro local antes de fazer as compras. No caso de Natal, por exemplo, foi constatado que a compra sai 3% mais barata se for adquirida no Atacadão  da Av. Dr. João Medeiros Filho, 778, ao invés do Nordestão, situado no mesma  avenida, nº 1835.

As diferenças de preços para os mesmos produtos são grandes. Em Natal  foi constatada diferença de 132% para o creme de leite Nestlé de 300g. Foi encontrado por R$ 2,09 em um local, e por R$ 4,85 em outro ponto de venda.  Diferença de 122% também foi constatada no  preço do pacote de meio quilo de café torrado  e moído Santa Clara. Custava R$ 4,50 num local e R$ 9,99 em outro.

Na comparação entre as lojas mais baratas para a Cesta 1, com produtos de marcas líderes, das 23 cidades pesquisadas, constatou-se as melhores ofertas de preços em:

Belém – Atacadão da BR Rod. Augusto Montenegro, s/n, km 11;

Belo Horizonte –   Makro, da Rodovia BR 262, nº 20.900;
Brasília –  Makro, loja situada no SAI Trecho 7;
Campinas – Makro, loja da Rodovia Dom Pedro I, s/nº, no Km 139;

Campo Grande – Atacadão, loja da Av. Costa e Silva,1525;
Curitiba – Makro, loja da Avenida Presidente Wenceslau Brás, 1046;
Florianópolis –  Comper, loja situada na Rua Elesbão Pinto da Luz, 1183;
Fortaleza – Makro, loja situada na Av. Alberto Craveiro, 507;
Goiânia – Makro, loja situado na Av. Perimetral Norte, 3231;
Guarulhos –  Assaí,  loja da Rua Nossa Senhora Mãe dos Homens, 1258;
Jaboatão dos Guararapes –  Todo Dia, Rua Silvino Macedo, 70;

João Pessoa – Atacadão, Loja da R. Doutor Manoel Lopes de Carvalho s/nº
Natal –  Atacadão, Loja  da Av. Doutor João Medeiros Filho, 778;

Niterói – Assaí, loja da Rua Benjamin Constant, 263;

Olinda –  Tropical, loja da Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, 2746;
Porto Alegre – Carrefour, loja da Rua Albion, 99;
Recife – Todo Dia –  Loja da Estrada dos Remédios, 162;
Rio de Janeiro –  Assaí, loja da Estrada de Jacarepaguá,7753

Salvador – Atakarejo, loja  da Av. Octávio Mangabeira, s/nº;

São Luis – Mateus – Rua Carolina, s/nº;
São Paulo – Assaí, loja  da Av. Prof. Francisco Morato, 4367;
Vila Velha –  Atacadão, loja da Rod. Darly Santos, 4393;
Vitória –  Makro, loja da Rod. BR101;

Confira a economia em todos os Estados pesquisados


Cidade

Economia Anual
Cesta 1

Economia Anual

Cesta 2

Belém

R$ 706,10

R$ 1.059,35

Belo Horizonte

R$ 1.459,16

R$ 1.607,75

Brasília

R$ 1.191,34

R$ 1.111,20

Campinas

R$ 1.709,45

R$ 1.691,77

Campo Grande

R$ 1.318,52

R$ 1.218,42

Curitiba

R$ 1.454,84

R$ 1.320,60

Florianópolis

R$ 1.742,15

R$ 1.741,30

Fortaleza

R$ 930,16

R$ 994,84

Goiânia

R$ 1.631,26

R$ 1.212,42

Guarulhos

R$ 957,90

R$ 817,63

Jaboatão dos Guararapes

R$ 208,30

R$ 751,56

João Pessoa

R$ 1.268,92

R$ 1.639,39

Natal

R$ 1.179,17

R$ 1.538,75

Niterói

R$ 1.504,46

R$ 1.460,23

Olinda

R$ 417,42

R$ 840,59

Porto Alegre

R$ 902,05

R$ 985,07

Recife

R$ 727,87

R$ 744,48

Rio de Janeiro

R$ 2.025,46

R$ 2.471,56

Salvador

R$ 1.952,84

R$ 2.177,06

São Luís

R$ 809,99

R$ 1.118,14

São Paulo

R$ 2.032,45

R$ 2.271,02

Vila Velha

R$ 1.449,61

R$ 1.694,90

Vitória

R$ 1.384,49

R$ 1.246,34



Metodologia

Foram simuladas duas cestas de compras, que equivalem a dois perfis de consumidor: uma com 104 produtos de marca, outra com 90 sem marca definiada (sem carne, frutas e legumes), com menores preços. Os pesquisadores agiram como consumidores à procura do menor preço, evitando os dias de promoções de alguns setores. O objetivo da PROTESTE é ajudar a economizar, pois o brasileiro gasta um terço do orçamento doméstico nas compras em supermercados.

 

Foram comparados os pontos de venda visitados para apontar o supermercado mais barato. E, tomando esse local por base, a indicação de quanto os demais são mais caros. A lista não traz os preços por produtos. Em vez de simplesmente citar preços, as tabelas mostram a comparação entre os estabelecimentos visitados: o ponto de venda mais barato recebe o índice 100; os demais, o índice proporcional ao custo de suas respectivas cestas. Com essa metodologia, foi possível ainda comparar as redes de supermercados, hipermercados, hard discount e lojas de conveniência.

Para calcular o custo de cada cesta, foi feita uma ponderação, levando em conta o peso de cada produto nos hábitos de consumo do brasileiro. Isso porque os produtos têm importâncias diferentes de consumo. As lojas mais bem classificadas são as que vendem mais barato os produtos mais consumidos.