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Tecnologia

Entidades de defesa do consumidor cobram Samsung por acidentes com o Galaxy Note 7

13 out 2016
CI e PROTESTE criticam a forma como o recall está sendo feito e cobram medidas para restaurar a confiança do consumidor.

A Consumers International (CI), entidade internacional que congrega entidades de defesa do consumidor de todo o mundo, incluindo a PROTESTE Associação de Consumidores, está cobrando da Samsung um plano claro de ação global envolvendo o problema de explosões e incêndios do Galaxy Note 7. E que ofereça a todos os proprietários de telefones afetados o mesmo tratamento, incluindo reembolsos e a chance de substituir os seus aparelhos.

Também é pedido para que a empresa trate as preocupações dos consumidores de forma clara, com transparência em torno da causa dos problemas; e apresente um plano ambiental para a gestão de resíduos dos telefones. Sem isso, as entidades de defesa do consumidor acreditam que a Samsung terá dificuldades para recuperar a confiança dos consumidores ou para ser capaz de seguir em frente com esta questão.

As entidades querem que a empresa responda adequadamente a questões de segurança que continuam com o Galaxy Note7, globalmente, de uma forma justa e coerente com os mais altos padrões do mercado, de modo que todos os consumidores possam ter plena confiança nos produtos da Samsung e obter um reembolso total, se o desejarem.

O produto, cuja fabricação foi suspensa pela Samsung, não chegou a ser lançado no Brasil. A CI e os seus membros querem que a empresa explique publicamente o que aconteceu exatamente para ocorrer essa falha grave na segurança do produto, que não foi identificado em testes antes de ser lançado no mercado. Cobram também as práticas que estão sendo implementadas para garantir que este ou qualquer outro incidente semelhante não aconteça no futuro.

As entidades cobram que a Samsung forneça informações de segurança sobre o Galaxy Note7 em todos os mercados, independentemente de onde o telefone foi vendido, a fim de proteger os consumidores que podem viver, trabalhar ou estar viajando em outros países.

Atualmente, a comunicação com os clientes através dos mercados tem sido inconsistente, por exemplo, e o nível de detalhe dado aos consumidores em Hong Kong foi muito maior.

Houve o registro de 35 relatos confirmados de explosões com o aparelho. O problema está na célula da bateria que leva o aparelho ao sobreaquecimento, causando acidentes, segundo a fabricante.

Os diversos casos de explosão motivaram o recall do aparelho no exterior e por fim, a Samsung decidiu retirar o Galaxy Note 7 de todos os pontos de venda.

Quem já possui o aparelho poderá retornar às lojas e realizar a troca por outro smartphone. Para saber mais sobre o procedimento, confira as informações no site da Samsung. Para quem comprou o aparelho em outro país e trouxe para o Brasil, pare de usa-lo imediatamente e entre em contato com a empresa para se prevenir de possíveis acidentes.