A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Alimentos

Filé de peixe pode ser opção ao bacalhau na Semana Santa

21 mar 2016
Mas PROTESTE alerta para problemas em algumas marcas de filé congelado de polaca do Alasca.
Agora na Semana Santa pode ser uma opção diante do preço salgado do bacalhau, fazer a substituição por um bom filé de peixe para controlar o orçamento. Mas é preciso atenção, porque de nove marcas de filé congelado de polaca do Alasca avaliadas pela PROTESTE Associação de Consumidores, apenas três foram consideradas boas.


A associação recomenda a não compra de cinco marcas (Bacalanor, Megg's, Leardini, Qualitá e News Fish). A quantidade de água adicionada pode afetar o bolso do consumidor; ou seja, irá pagar por peixe e levar água para casa. E se constatou excesso de sódio em sete marcas.

Na marca New Fish foram encontrados cerca de 30% de água adicionada, sendo que o tolerado é até 20%. Já Buona Pesca, Bacalanor e Leardini chegaram perto desse limite (entre 16% e 17%). 

O problema é o glaciamento, o processo utilizado pelas empresas no qual se adiciona uma camada de gelo ao pescado congelado para protegê-lo contra a desidratação e oxidação. O peso desse gelo deve ser descontado do peso do produto, de forma que o valor líquido declarado ao consumidor seja o real do pescado. Mas não foi isso o que se constatou nessas marcas.

Para garantir a melhor qualidade do peixe congelado vendido ao consumidor, a PROTESTE entregou os resultados ao Ministério da Agricultura cobrando mais fiscalização do setor para evitar a fraude econômica constatada com o excesso de água nos produtos. 

"Estamos lutando por mudanças na legislação para que o teor de água permitido para o produto congelado seja de 10%, já que não faz sentido o consumidor comprar peixe e levar água", destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. São mudanças indispensáveis para que o consumidor tenha, à mesa, alimento mais saudável e receba exatamente o produto adquirido, sem maquiagens no peso e prejuízo no bolso.

Os resultados também foram enviados para a associação do setor, Abipesca, sugerindo ações de melhorias para garantir ao consumidor produtos adequados e que cumpram as normas expedidas pelos órgãos oficiais, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Outro problema que pode prejudicar o bolso do consumidor foi descoberto na avaliação do tripolifosfato de sódio, substância usada por alguns fabricantes para manter a umidade do pescado congelado, por meio da lavagem ou imersão do alimento. Quando essa imersão é demorada demais, o tripolifosfato presente no peixe absorve água em excesso, trazendo dois resultados negativos: a qualidade da carne fica comprometida e o produto se torna mais pesado.

No Brasil, só é permitido que o tripolifosfato seja acrescido à água do glaciamento. Qualquer traço dele no pescado congelado vendido em nosso país é ilegal. A substância, contudo, foi encontrada nas marcas Qualitá, Megg's, Bacalanor e Leardini – esta última, com a maior concentração. Na hora da compra, portanto, não as coloque no carrinho.

Também foram detectadas divergências na rotulagem: o valor de sódio declarado na embalagem não conferiu com o encontrado em análises no laboratório – a diferença entre eles não poderia ultrapassar 20%. Apenas Buona Pesca e Frescatto se mantiveram dentro dessa tolerância.

As diferenças entre o declarado na embalagem e o que realmente havia no pescado variaram entre 180% e 728%.

O excesso de sódio constatado em sete marcas é inadmissível, uma vez que a polaca do Alasca apresenta, naturalmente, teores muito baixos desse mineral. A marca Leardini, por exemplo, chega a conter pouco mais de 1g de sódio por 100g. Isso equivale à metade da quantidade de sódio recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 2g por dia.

Em todas as marcas, os teores de gorduras totais estampados pelos fabricantes são maiores do que os peixes realmente contêm. O mesmo ocorre com Buona Pesca, Megg's e Frescatto em relação aos ácidos graxos saturados. E quanto à proteína, somente Frescatto se saiu bem. Todas as outras marcas apresentam um teor inferior ao que informam.

Mas foram encontrados três bons produtos (Frescatto, Swift e Buona Pesca), e o Costa Sul foi considerado de qualidade média. Todos se saíram muito bem quanto à higiene e não tinham metais pesados.