A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Guia para comprar um carro seguro

16 dez 2016
PROTESTE contribuiu na elaboração da cartilha da Consumers International editada em espanhol.

A Consumers International, entidade que congrega Associações de Consumidores de todo o mundo, à qual a PROTESTE é filiada, lançou um guia para ajudar o consumidor a escolher um carro seguro na hora da compra, que o ajude a evitar acidentes, ou reduzir a chance de morte ou ferimentos em caso de um acidente vir a ocorrer.

Quem vai comprar um carro não deve confiar apenas nas informações fornecidas pelas concessionárias de veículos, pelo risco de receber orientações parciais ou potencialmente enganosa para tentar convencer o consumidor a adquirir determinado modelo.

A publicação destaca que um carro mais seguro pode salvar a vida dos seus ocupantes. Nem todos os carros são iguais e pode ser vital gastar algum tempo para investigar características de segurança do modelo escolhido, e saber as perguntas a serem feitas na concessionária.

Comprar um carro novo é um investimento enorme e há muitas coisas a considerar antes de se decidir, mas se deve ir além dos custos de desempenho e de funcionamento, da aparência e confiabilidade.

Confira as cinco principais dicas para a compra de um carro seguro:

• Esteja ciente de características de segurança e confira se os itens do modelo que viu anunciado estão disponíveis em versões mais baratas. Faça uma lista das características de segurança importantes que você quer e confira se elas estão disponíveis no modelo desejado.

• Não se confunda pela terminologia técnica que você não entende. Se algo não está claro, peça esclarecimentos. Itens importantes de segurança são por exemplo, o controle eletrônico de estabilidade cuja função é corrigir a trajetória do carro em situações de derrapagens e desvios emergenciais. Ele age de forma invisível estabilizando o veículo em momentos de risco, recolocando-o em sua trajetória original.

• Leve seus filhos e suas cadeirinhas com você para se certificar que é possível encaixar com segurança no veículo.

• Peça uma confirmação por escrito da especificação que você pediu e verifique quando o veículo for entregue, se corresponde aos dispositivos de segurança desejados. Não esqueça de pedir orientação sobre o funcionamento deles.

• Fazer um teste é crucial. Verifique se você pode ajustar os assentos, direção e apoios de cabeça para atender você e seus passageiros.

A publicação pode ser baixada neste link