#content#
Hambúrguer do Habib's e do Giraffa's, no Rio de Janeiro, apresentaram problemas em teste
24 out 2016A PROTESTE Associação de Consumidores, o Procon Carioca e o Procon Santa Catarina fizeram parceria para realizar teste em hambúrgueres de fast foods, em que a maioria deles apresentou bom desempenho. Mas houve problemas de higiene e de carne diferente da informada em duas redes do Rio de Janeiro.
Apenas um dos 12 estabelecimentos avaliados apresentou problemas na parte de microbiologia, indicando falha de higiene na manipulação/fabricação: o do Habib's do Rio de Janeiro. Havia coliformes termotolerantes em quantidade 100 vezes superior ao limite permitido por lei.
A presença destes microrganismos indica que há a necessidade de melhorias na higienização de equipamentos, utensílios e mãos dos manipuladores de alimentos destes estabelecimentos, já que estes são os veículos mais frequentemente implicados com as contaminações.
Também foi constatada a presença de espécies animais diferentes da informada aos consumidores no Giraffa's do Rio de Janeiro. Foram detectados DNA das espécies suína e de frango, além da bovina. O que é perigoso aos consumidores que são alérgicos principalmente à carne de porco, pois fica vulnerável e pode desencadear reações alérgicas, ao consumir o produto.
Para as análises foram coletadas 42 amostras de hambúrguer nas cozinhas de 12 estabelecimentos: MC Donald's, Bob's, Burguer King, Giraffa's, Habib's e Subway, localizados no Rio de Janeiro e em Florianópolis. Eles foram levados ao laboratório para testes de identificação da espécie animal (DNA) – para avaliar qual tipo de carne continham: boi, cavalo, cachorro, gato, porco e frango; para conferir se eram transgênicos, com presença de organismos geneticamente modificados (OGM); avaliar a presença de antibióticos e verificar as condições microbiológicas.
Foram feitas análises para detectar se havia também os microrganismos: Estafilococos Coagulase positiva, Clostridium Sulfito redutor, Salmonella sp. e Bacillus Cereus. Nesses quesitos, todas as marcas atenderam à legislação, indicando boas práticas de manipulação, produção e armazenagem dos produtos.
Todos os produtos avaliados apresentaram resultado negativo no teste que verificou se havia a presença de OGM nas amostras. Também não havia problema em relação aos antibióticos.
A PROTESTE alerta que apesar dos bons resultados das análises, trata-se de um produto cujo consumo deve ser moderado. Os hambúrgueres contêm grandes quantidades de gorduras e sódio, prejudiciais ao sistema cardiovascular, aumentando o risco de hipertensão. Além disso, contribuem para o ganho de peso, podendo levar à obesidade, em caso de consumo elevado.
Em relação aos problemas de higiene encontrados, foram pedidas providências à Vigilância Sanitária para mais fiscalização nos estabelecimentos e ao Ministério da Agricultura foi informada a presença de espécies diferentes da indicada na rotulagem para apurar se foi falha na produção ou um indicativo de fraude.