Alimentos

Luta contra antibióticos na carne marca Dia Mundial do Consumidor

03 mar 2016
PROTESTE participa de campanha que cobra das redes de fast food que parem de servir carne de animais tratados rotineiramente com antibióticos.
O Dia Mundial do Consumidor, comemorado no próximo dia 15, terá como tema "antibióticos fora do menu". A PROTESTE Associação de Consumidores participa da campanha global contra o uso de antibióticos na carne e enviou ofício às principais redes internacionais de fast food que atuam no Brasil para que assumam o compromisso de parar de servir carne de animais tratados rotineiramente com antibióticos usados em medicina humana. Recebeu resposta de apenas uma delas até agora.

Coordenada pela Consumers International (CI), que reúne entidades de defesa do consumidor em âmbito global, a campanha leva em conta que se a resistência aos antibióticos continuar crescendo sem controle, os resultados serão catastróficos.

O uso diário de antibióticos na medicina humana na criação de animais para alimentos promove o desenvolvimento de bactérias cada vez mais resistentes, pondo em perigo a saúde pública, porque as bactérias resistentes podem se espalhar através da cadeia alimentar e chegar ao consumidor, levando a infecções que são potencialmente incuráveis porque os antibióticos atuais não têm nenhum efeito sobre elas.

A CI pediu informações às redes McDonald's, Subway e KFC sobre suas políticas internacionais relacionadas ao uso de antibióticos. Nas cartas enviadas, a CI pede às empresas que definam um plano de ação com prazos para eliminar gradualmente o uso rotineiro de antibióticos utilizados em medicina humana em todas as cadeias de fornecimento de carne e aves

"As redes globais de fast food têm condições de utilizar seu enorme poder de compra para ter um impacto real sobre o uso de antibióticos na produção de alimentos e, assim, estabelecer a agenda para outras empresas, além de promover a consciência pública em relação a esta crise que se avizinha", defende Amanda Long, diretora geral da CI.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a resistência aos antibióticos está aumentando a níveis perigosamente altos em todas as partes do mundo e, sem uma ação urgente, caminhamos em direção a uma era pós-antibióticos, na qual as infecções comuns e lesões menores podem voltar a matar. Apesar da preocupação mundial pelo uso excessivo desses medicamentos, seu uso na agricultura deve aumentar dois terços em 2030: de 63.200 toneladas em 2010 para 105.600 toneladas em 2030.

Cerca de metade dos antibióticos produzidos em todo o mundo são utilizados na indústria agrícola e a maioria é usada sistematicamente para promover o crescimento e prevenir as doenças de animais domésticos, que são utilizados para consumo humano.