A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Transporte

Passageiros se adaptam às regras mais rígidas de inspeção em voos domésticos

25 jul 2016
PROTESTE avalia que os transtornos dos primeiros dias ocorreram por falta de informações e de reforço das equipes para a revista.
As mudanças nas normas de inspeção de bagagens e revista de passageiros nos aeroportos brasileiros, implementadas a partir de 18 de julho para aumentar os procedimentos de segurança, alteraram a rotina dos voos domésticos e geraram filas nas áreas de embarque de várias cidades nos primeiros dias.


Agora, os passageiros passaram a chegar com maior antecedência (2 horas) para o embarque e a situação se normalizou. Com as novas determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além da passagem pelo pórtico que identifica possíveis objetos proibidos, os passageiros podem ser sujeitos a revista física ou passagem pelo scanner corporal; abertura da bagagem de mão para inspeção; e retirada do notebook da bagagem de mão.

A PROTESTE Associação de Consumidores avalia que os transtornos dos primeiros dias foram gerados pela falta de informações e de reforço das equipes dos aeroportos para fazer a inspeção de forma mais ágil. As novas regras foram adotadas com a proximidade da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, e a intensificação dos atos terroristas na Europa.

Antes, somente nos voos internacionais era obrigatória a retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão na passagem pelos raios X. A justificativa para o procedimento é que o laptop dificulta a visualização do interior da bagagem.

As alterações não mudam a lista de itens que já são proibidos na bagagem de mão, como embalagens com mais de 100 ml de líquido e objetos cortantes. 


A revista física é aleatória, ou seja, o passageiro pode ser revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) do mesmo sexo independentemente do disparo do alarme do equipamento de raios X. A revista pode ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, e com presença de testemunha.

A recusa do passageiro levará à proibição de acesso à área de embarque. Todos estão sujeitos à revista, inclusive autoridades, passageiros com necessidade de assistência especial e crianças.

De acordo com a Anac, as medidas estão sendo adotadas em função da atualização normativa sobre a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, necessária para a melhoria contínua da segurança do transporte aéreo a todos os passageiros.